
Carlos Hermínio toma posse para terceiro mandato como representante dos trabalhadores no Consad da Codevasf
Por: Camila Bordinha
Na última quarta-feira, 24 de abril, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira tomou posse para o seu terceiro mandato como representante dos trabalhadores e trabalhadoras no Conselho de Administração (Consad) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Engenheiro civil, natural de Aracaju (SE), Carlos Hermínio trabalha na Codevasf há 45 anos, com mestrado e doutorado na França em Desenvolvimento Rural e Gestão de Recursos Hídricos. Ele assume um novo mandato de dois anos, eleito e reconduzido ao cargo pelos próprios colegas de trabalho. Ao tomar posse, reafirmou o compromisso de representar com responsabilidade e independência os interesses da categoria no colegiado.
Durante seu discurso, Carlos destacou que o objetivo principal deste novo mandato é aprimorar a atuação do conselheiro eleito pelos trabalhadores, com base na experiência acumulada nos dois primeiros mandatos:
“Para o terceiro mandato, queremos exatamente fazer um mandato diferenciado, em que eu possa colher frutos da experiência adquirida nos dois primeiros mandatos. E buscar resolver questões que ainda permanecem no Consad, para que os colegas que venham a exercer esse honroso cargo não sofram as consequências que nós sofremos, por falta de uma melhor internalização do papel do conselheiro na empresa”, afirmou.
Carlos enfatizou a importância de deixar claro o papel do conselheiro eleito, que muitas vezes é confundido dentro da estrutura da empresa, especialmente quando o conselheiro também ocupa uma função técnica, como é o seu caso:
“Ainda há uma confusão muito grande sobre o papel do conselheiro e, principalmente, do conselheiro empregado. Por isso, é fundamental a criação de um manual do conselheiro, que está em fase de elaboração, para tratar dessas questões com clareza e transparência. Precisamos institucionalizar boas práticas, dar visibilidade aos conflitos que surgem e garantir que os futuros representantes estejam preparados.”
Entre as prioridades do novo mandato, Carlos também destacou a revisão da norma de custeio de viagens, para permitir a visita às superintendências regionais da Codevasf, além da implementação das recomendações do evento do Consad dos 50 anos da Codevasf, realizado em agosto de 2024:
“Precisamos colocar essas recomendações em prática. Também quero me certificar junto ao IBGC, mesmo não sendo uma exigência, porque entendo que isso aumenta minha capacidade de atuação no Conselho e valoriza a confiança que recebi dos empregados.”
Carlos Hermínio defende ainda a estruturação do Consad com a criação de comitês de assessoramento e a presença de consultores e especialistas, que ofereçam análises técnicas das pautas em discussão:
“O Conselho não pode ser apenas um espaço de reuniões. Precisamos de subsídios técnicos, briefings e apoio institucional para qualificar nossa atuação.”
Por fim, o conselheiro reitera a importância de ampliar a representação dos trabalhadores no conselho da estatal, por meio de alterações na Lei das Estatais, e agradece o apoio recebido:
“Não é possível que apenas um conselheiro represente todos os empregados. Precisamos discutir a ampliação desse número e garantir a figura do suplente, para casos de ausência por saúde ou férias. Agradeço imensamente ao presidente do SINPAF, Marcus Vinicius, e aos representantes sindicais, especialmente Jorge Vidal, do estado de Sergipe. O apoio e o respeito que recebo do Sindicato são fundamentais para que eu possa construir um mandato ainda mais forte.”