SINPAF deseja Boas Festas!!!
Por: Camila Bordinha
Caros (as) colegas,
Conforme vai chegando o dia 25 de dezembro, independentemente da religião ou fé de cada um, os nossos sentimentos de solidariedade vão se aflorando e vontade de mudar e melhorar as nossas vidas e de outras pessoas vai tomando espaço no nosso peito. A nossa humanidade se aflora e ficamos mais sensíveis para realidades que costumamos fechar os olhos no nosso dia-a-dia, ainda mais quando sabemos que, mesmo com a redução considerável dos índices, milhares de pessoas e crianças ainda passam fome em nosso país.
Por isso, neste Natal, desejamos trazer uma mensagem de reflexão para nossa categoria: que este sentimento humanitário perdure ao longo de todo o ano de 2025, que está chegando em breve. Que esses olhos abertos para as diferentes realidades e essa força empática do Natal se transmute em desejo de mudança e força de luta.
Para o SINPAF, 2024 foi um período de comemoração, pelo aniversário de 35 anos de existência do sindicato, mas também foi um tempo de transformação. Neste ano, sentimos que conseguimos retomar a vontade de mudança da nossa base de trabalhadoras e trabalhadores. Percebemos que houve um aumento significativo da participação de todas e todos nas mobilizações, nos assuntos debatidos e em todos os eventos propostos pelo sindicato.
Por isso, conseguimos alcançar muitas conquistas e realizar muito mais pela nossa categoria: lutamos lado-a-lado contra a terceirização; conseguimos cancelar a CGPAR 42 que impedia avanços e promovia retrocessos de direitos; denunciamos diversas malfeitorias das empresas por meio de outdoor; fomos idealizadores de uma Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa, que já está instalada; realizamos a pesquisa de saúde do trabalhador em todos as empresas da base; promovemos um estudo atuarial sobre o Plano BD da Embrapa; conseguimos retornar com a possibilidade das Seções Sindicais manterem suas sedes mais perto de vocês, nas unidades da Embrapa; entre outros.
Na Justiça, tivemos ações vitoriosas: manutenção dos trabalhadores acima de 75 anos na Embrapa; garantia de cumprimento do auxílio creche conforma o ACT/Embrapa; direito ao pagamento retroativo aos trabalhadores (as) da Codevasf de benefícios por tempo de serviço congelados pela Lei Complementar nº 173/20; reenquadramento salarial de engenheiros da Codevasf; entre outras.
Os nossos Acordos Coletivos de Trabalho, tanto da Codevasf quanto da Embrapa, ainda não foram finalizados neste ano. Mas com a adesão que temos tido da categoria em nossas mobilizações e no apoio dado ao SINPAF, por meio de diversas mensagens por e-mail, redes sociais e de forma presencial, sentimos que estamos fortalecidos para continuar a luta em 2025 com muito mais força.
Portanto, reforçamos os votos de que o nosso Natal seja, não somente de reflexão, mas de interiorização do desejo de mudança por um Brasil e um mundo melhor. E que o Ano Novo seja para todos e todas nós o momento de tomar fôlego para continuar resistindo em busca de direitos e trabalho digno para nossa categoria e para todos (as) os (as) brasileiros (as).
Estes são os votos de toda a Diretoria Nacional do SINPAF!