Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Audiência histórica na Câmara marca avanço da luta do SINPAF pela valorização dos trabalhadores da Embrapa e da Codevasf

6 de agosto de 2025
Por: Camila Bordinha

Em uma audiência pública histórica realizada na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (5/8), a luta SINPAF pela valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras da Embrapa e da Codevasf ganhou destaque no Parlamento e visibilidade nacional.

Requerida pelo deputado Leo Prates (PDT-BA), presidente da Comissão do Trabalho da Casa, a reunião foi articulada pela Diretoria Nacional do SINPAF e contou com a presença de parlamentares, lideranças sindicais de diversas regiões do Brasil e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Embrapa e da Codevasf. Os participantes da mesa reconheceram a urgência das pautas apresentadas e o papel fundamental dessas empresas públicas para o presente e o futuro do Brasil.

SINPAF dá o tom: valorização como política estratégica

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, foi enfático ao afirmar que a luta pela valorização dos trabalhadores também perpassa pela garantia de um orçamento público digno para a empresa. “Não é papel principal do sindicato, mas fomos à luta porque entendemos que é preciso preservar e fortalecer nossas instituições. Também não aceitamos a possibilidade de terceirizar os quadros da Embrapa, como prevê o Boletim de Comunicação Administrativa (BCA) da Embrapa. Precisamos contratar mais técnicos e assistentes, que constroem a empresa junto com analistas e pesquisadores”, defendeu.

Marcus Vinicius ainda destacou a campanha do sindicato pelo reconhecimento da escolaridade dos assistentes e técnicos: “Eles contribuem para as pesquisas, que têm reconhecimento internacional, e agregam valor às entregas. É preciso garantir seu espaço nas publicações das pesquisas e ampliar sua valorização”.

Representando os trabalhadores da Codevasf, Pedro Melo, vice-presidente do SINPAF, reforçou a necessidade urgente de atualização do plano de cargos e salários, da valorização dos níveis médio e operacional e da retomada da irrigação como política pública nacional. “A Codevasf atua em mais de 2.600 municípios e 22 bacias hidrográficas. Valorizar é reconhecer seu maior patrimônio: os trabalhadores e trabalhadoras e as comunidades que são transformadas”, afirmou.

A diretora executiva de Administração da Embrapa, Selma Beltrão, trouxe dados impressionantes: entre 2014 e 2022, a empresa sofreu uma redução de 80% no orçamento. “O que nos dá reconhecimento nacional e internacional são os trabalhadores. Parabenizo o SINPAF por trazer para esta audiência a necessidade de um orçamento justo”, declarou.

A gerente executiva da Codevasf, Rosângela Matos, ressaltou as políticas de pessoal e saúde da companhia, o comprometimento dos funcionários e afirmou que o diálogo com o sindicato está sempre aberto: “O que chama atenção é o amor que temos por essa empresa. Quando temos um trabalhador fortalecido, temos uma empresa fortalecida”.

MAPA e parlamentares reconhecem importância das pautas

O representante do Ministério da Agricultura, Alysson Lago, admitiu os desafios orçamentários, mas reforçou que “os governos passam, mas nós somos de funcionários do Estado, tanto da administração direta quanto das empresas públicas. Nossa valorização é essencial para darmos musculatura às instituições”.

Entre os deputados presentes, Airton Faleiro (PT-PA) destacou: “Se não tratarmos bem quem cuida de gente, é o primeiro erro. Falar de remuneração e condições de trabalho é falar de quem faz o serviço público acontecer. Temos que abraçar essa pauta e seguir em frente”.

Florentino Neto (PT-PI) e Marcon (PT-RS), também exaltaram o papel da Embrapa e da Codevasf no desenvolvimento regional e no combate à fome, reforçando o apoio à luta por concursos públicos para todas as carreiras, reconhecimento de direitos e valorização dos quadros técnicos.

O deputado Leo Prates (PDT-BA), presidente da Comissão do Trabalho da Câmara e proponente da audiência, ressaltou a importância da mobilização do sindicato: “O SINPAF foi fundamental para essa audiência. Agora é o momento de fortalecer o orçamento para que os sonhos dos concursados e dos trabalhadores da Embrapa e da Codevasf possam se realizar”.

Assista à audiência na íntegra

Veja as fotos do evento

audiencia-grupo-2
Leia mais