![](https://sinpaf.org.br/wp-content/uploads/2025/02/Capa-site-tamanho-novo-2025-02-10T114509.496.jpg)
Maioria das Seções Sindicais aprova a Pauta Zero para o ACT 2025/2026 da Codevasf
Por: Camila Bordinha
O SINPAF divulga, neste terça-feira, 11 de fevereiro, que a Pauta Zero de Reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Codevasf, para o período 2025/2026, foi aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras em sete das oito Seções Sindicais. A pauta será protocolada na empresa até o dia 28 de fevereiro, prazo final para entrega, já que a data-base da categoria é 1º de maio.
A nova pauta é necessária, mesmo que o último ACT ainda não tenha sido finalizado, para cumprir os prazos e manter os direitos de negociação, conforme a legislação.
Por isso, o secretário geral do SINPAF, Antônio Aparecido Guedes de Oliveira, explica que a Pauta Zero é o início do processo negocial, que começa com o recebimento das sugestões recebidas de todos (as) os (as) trabalhadores e trabalhadoras. De acordo com ele, depois da sistematização feita pela Comissão Nacional de Negociação, o documento final retorna para que a categoria aprove ou reprove, e também autorize a Diretoria Nacional a conduzir a negociação coletiva.
O diretor nacional ressaltou, ainda, a agilidade da base na conclusão das Assembleias. “Quero parabenizar os (as) trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf, pela rapidez na realização das assembleias e o envio das Atas, que são necessárias e importantes para registrar a validade do processo,” concluiu Antônio Guedes.
Relembre o ACT 2024/2025
O Acordo Coletivo de Trabalho do último período (2024/2025) ainda espera a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), onde teve a segunda e última reunião unilateral com o sindicato realizada em 14 de novembro.
Após o recesso forense, que finalizou em janeiro, o SINPAF agora aguarda que as juízas responsáveis pela mediação, Roberta de Melo Carvalho e Flávia Cristina Rossi Dutra, marquem uma nova reunião unilateral ou bilateral, que incluiria a empresa.