Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Na foto o Secretário-geral do SINPAF entrega um dos ACTs 2024/2025 na setor de protocolo. Ele está com o ACT da Codevasf nas mãos entregando para um senhor. Ele está do lado direito da foto. Ao lado esquerdo temos o diretor financeiro administrativo e o Presidente no meio.

SINPAF protocola pauta de reivindicações dos ACTs 2024/2025 na Embrapa e na Codevasf

28 de fevereiro de 2024
Por: Gisliene Hesse

Nesta terça-feira, 27/02, a Diretoria Nacional do SINPAF protocolou na Embrapa e na Codevasf as pautas de reivindicações dos Acordos Coletivos de Trabalho 2024/2025 (ACTs 2024/2025). A pauta foi entregue pelo presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, pelo Secretário-Geral e diretor de relações institucionais, Zeca Magalhães, e pelo diretor administrativo-financeiro, Antônio Guedes.

As pautas são fruto de uma construção coletiva que iniciou em 7 de novembro do ano passado, quando o SINPAF enviou a pauta zero para todas as seções sindicais da Embrapa e da Codevasf. As seções tiveram até o dia 15 de janeiro para recolherem sugestões, discutirem sobre as propostas em assembleias e, até mesmo, fazerem consultas junto à categoria.

As Comissões Nacionais de Negociação sistematizaram a pauta e reenviaram o documento organizado novamente para as seções. As seções, por sua vez, tiveram até o dia 9 de fevereiro para realizar assembleias gerais com os empregados e empregadas da Embrapa e da Codevasf para aprovarem a pauta final de cada empresa.

“O processo de construção da pauta participativo é muito importante para a categoria, visto que os próprios empregados e empregadas são os principais interessados nos pleitos e também são os que vivenciam os problemas e desafios dentro das empresas”, afirmou Zeca Magalhães.

Além de chamar a atenção para o processo de construção da pauta, o secretário-geral também destaca que o protocolo das pautas de reinvindicações significa que a categoria está novamente pronta para as tratativas.

“Mais uma vez nos comprometemos com a categoria a lutar pelos pleitos e a não deixar que retirem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Temos mais desafios pela frente que é a recomposição do reajuste salarial. O SINPAF já está pronto para iniciar o processo de negociação”, completou Magalhães.

Em ofício anexado juntamente com as duas pautas de reinvindicações, o SINPAF sugeriu que as primeiras mesas de negociações com a Embrapa e Codevasf ocorram nos dias 2/4 e 3/4, respectivamente.

Confira as pautas de reivindicações abaixo

Embrapa

Codevasf

Confira mais abaixo

SINPAF lança editais para categoria apreciar as pautas de reivindicações dos ACTs 2024/2025

Leia mais