Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
foto da placa do TST. Na parte superior a logo da campanha e na parte inferior do lado direito um carimbo escrito prorrogação.

ACT da Embrapa é prorrogado até 28/2 enquanto categoria aguarda a mediação no TST

10 de fevereiro de 2025
Por: Gisliene Hesse

Nesta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2025 da Embrapa foi prorrogado novamente, de amanhã, 11 de fevereiro, até o dia 28 de fevereiro. A decisão ocorre em meio ao processo de mediação conduzido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), solicitado pelo SINPAF diante do impasse nas negociações com a empresa.

A mediação no TST teve sua primeira reunião realizada no dia 16 de dezembro de 2024, antes do recesso do Judiciário, com a participação da Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN do SINPAF), das juízas do trabalho Roberta Melo Carvalho e Flávia Cristina Rosi Dutra, e do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Luiz Flores.

No encontro, foi apresentado um histórico da negociação e reiteradas as principais reivindicações econômicas e sociais dos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa (Veja a matéria completa sobre a primeira mesa de negociação aqui). No mesmo dia, os representantes da Embrapa também participaram de uma reunião unilateral com o TST.

Diante do recesso do judiciário, a continuidade das negociações foi adiada, e a assessoria jurídica do SINPAF tem buscado ajustar uma data com o TST para uma nova rodada de mediação. A nova prorrogação do ACT visa garantir a manutenção dos direitos já estabelecidos até que um novo acordo seja firmado.

A negociação do ACT da Embrapa tem sido marcada pela resistência da empresa em atender às principais demandas da categoria, incluindo reajuste salarial compatível com a inflação e melhorias em pautas sociais, como o adicional de escolaridade para técnicos e assistentes e medidas de combate ao assédio moral e sexual, entre outras questões relevantes.

“Seguimos aguardando a próxima etapa da mediação no TST e esperamos avanços significativos para garantir condições justas e dignas para todos os empregados e empregadas da Embrapa”, destacou Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF.

O sindicato reafirma seu compromisso com a categoria e manterá os trabalhadores e trabalhadoras informados sobre os desdobramentos das negociações.

Confira a ata da reunião de prorrogação abaixo:

Confira mais informações sobre o ACT da Embrapa Aqui

Leia mais