Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
vários trabalhadores

Acordo Coletivo da Embrapa é prorrogado e categoria aguarda mediação do TST

29 de novembro de 2024
Por: Gisliene Hesse

A Embrapa e o SINPAF prorrogaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2025 hoje, 29/11, por mais 30 dias a partir de 1º de dezembro.  A decisão ocorre em meio ao processo de mediação solicitado pelo sindicato no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A medida visa criar um espaço para negociação de um ACT que contemple as demandas prioritárias dos/as trabalhadores/as. O  SINPAF aguarda as reuniões unilaterais no TST.

Mediação no TST: uma tentativa de diálogo

A mediação foi solicitada pelo SINPAF após um período de impasse nas negociações. A Comissão Nacional de Negociação (CNN) do sindicato destacou que a Embrapa se manteve resistente em atender às principais reivindicações dos/das trabalhadores/as, tanto econômicas quanto sociais.

A proposta inicial da empresa, que previa um reajuste de 2,58%—abaixo da inflação acumulada—, foi rejeitada pelo sindicato. Além disso, pautas sociais, como o adicional de escolaridade para técnicos e assistentes e medidas de combate ao assédio moral e sexual, não foram contempladas pela empresa.

“Chegamos ao limite das tentativas de diálogo direto com a Embrapa, que encerrou as negociações em setembro sem atender às reivindicações dos/das trabalhadores/as. Diante disso, recorremos ao TST para mediar o diálogo,” explicou Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF.

A resistência da Embrapa em avançar nas negociações provocou mobilizações da categoria em todo o país, com paralisações realizadas em outubro. O desfecho do processo de mediação no TST é aguardado com expectativa. Trabalhadores/as e o SINPAF esperam que o acordo final garanta condições justas e dignas para todos os empregados/as da Embrapa.

Leia mais