ACT Embrapa: É preciso não cair em armadilhas na reta final da negociação
Por: Gisliene Hesse
ACT: Bom dia, todo apoio à CNN, ao processo de análise e tomada de decisão e às instâncias sindicais criadas pelos trabalhadores para negociação de seus direitos!
Nossos adversários de Classe são os representantes dos patrões/chefes/gestores ou nomeie como quiser. Temos que ter consciência disso e independência de Classe.
Qualquer proposta patronal recebida com retrocessos, edições de cláusulas e armadilhas redacionais precisa ser analisada e até mesmo negociados os pontos desfavoráveis junto aos representantes da empresa antes de ir para as bases.
Histórico
Ora, isso é feito há décadas pelo movimento sindical brasileiro exatamente para proteger a categoria de divisões internas e de decisões de trabalhadores/as tirando direitos de outros trabalhadores/as. Não está evidente a intenção patronal quando tentou condicionar a apresentação da proposta ao envio direto para deliberação pelas bases?
É um sintoma patognômonico do desprezo total da comissão patronal pela representação sindical dos próprios trabalhadores, que criaram uma Comissão de análise e aprofundamento do ACT para se investigar, debater, submeter à apoio técnico-jurídico e construir um parecer que subsidie a base para tomada de decisão final.
O que os patrões querem
Os patrões jogam conosco e nós ajudamos a desacreditar as instâncias e meios que nós mesmos criamos após amplas discussões em assembleias, plenárias e congressos sindicais para sermos mais efetivos na manutenção de nossos direitos.
Supervisores e chefes na base pressionam e ludibriam pela aprovação da proposta, a máquina propagandista corporativa também, a Comissão patronal de negociação procrastinou, chantageou e joga com o final de ano e esvaziamento das Unidades… quem está com os trabalhadores e trabalhadoras?
Papel dos sindicalistas: qualquer sindicalista tem direito de ser contra, a favor ou se abster quanto ao julgamento da conduta da Diretoria Nacional e da CNN que for, mas jamais deveriam numa reta decisória final abalar a autonomia e a estrutura e processo de trabalho que os próprios trabalhadores criaram para fazer seu Sindicato funcionar melhor.
Isso é um erro que fragiliza a instituição Sindicato e necessitará ser discutido urgentemente nas devidas instâncias sindicais.
O ACT sempre foi para as bases
Qualquer proposta de ACT sempre irá para as bases para aprovação ou rejeição, mas isso não justifica sobrepor todo um processo de negociação, proteção dos direitos dos extratos que compõem a categoria, análise sindical aprofundada, discussão de estratégias, análise jurídica, contrapropostas e produção de documentos que subsidiem a deliberação pela base.
Afinal, pra que precisaríamos de Sindicato se, quando os patrões quisessem enviar suas benevolências para seus trabalhadores explorados, apenas enviassem uma mensagem consultando “diretamente e sem intermediários sindicais” na tela do computador corporativo ou do celular pessoal se CONCORDAMOS😧📢🙏🏼🥊 ou não com um acordo?
Todo apoio ao SINPAF porque ele é dos trabalhadores e das trabalhadoras!
Firme nas Lutas!
Por Igor Schabibi Péres, vice-presidente da Seção Sindical Pantanal, MS
Mais sobre as últimas notícias
ACT Embrapa: CNN e assessoria jurídica do SINPAF analisam a proposta