Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF Nacional Realiza Assembleias com Trabalhadores em MS

25 de fevereiro de 2025
Por: Camila Bordinha

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a Diretoria Nacional do SINPAF realizou assembleias com trabalhadores das unidades da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, e da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, em parceria com as respectivas Seções Sindicais.

O objetivo dos encontros foi apresentar a nova Campanha de Filiação, além de fornecer informações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), ações jurídicas, discutir sobre o orçamento da Embrapa, entre outros assuntos relevantes para a categoria.

A Diretoria enfatizou a importância da filiação ao sindicato e o uso dos veículos de comunicação próprios da entidade, em contraste com os da empresa. “Os nossos veículos são a voz do trabalhador”, ressaltou Jean Kleber Sousa e Silva, diretor suplente de Comunicação.

Em Dourados, as dúvidas da base giraram em torno do processo de negociação do ACT. Já em Campo Grande, os trabalhadores abordaram questões relacionadas às Ações Jurídicas, premiação, LC 173/20, as letras do ACT de 2010 e o sucateamento da Embrapa.

Além disso, foi discutida a situação crítica do orçamento da empresa e a criação da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Embrapa no Congresso Nacional, uma das propostas do SINPAF para buscar soluções para os problemas da instituição.

Terceirizados sem Salários

Durante as assembleias, denúncias apontaram que os trabalhadores terceirizados da Embrapa, especialmente nas áreas de vigilância e limpeza, estão sem receber salários. A falta de recursos, decorrente do orçamento deficitário da empresa, tem afetado unidades não apenas em Mato Grosso do Sul, mas também em diversas localidades do Brasil.

“Temos recebido queixas sobre a falta de pagamento dos terceirizados e até de cortes de energia em unidades devido ao não pagamento das contas. Em alguns casos, as chefias têm negociado diretamente com os prestadores de serviço para evitar o corte de energia”, relatou Zeca Magalhães, diretor de Relações Institucionais do SINPAF.

Comitiva do SINPAF

Além de Jean Kleber e Zeca Magalhães, participaram das assembleias: a diretora Regional Centro-Oeste, Silvia Mara Belloni, e o secretário-geral e diretor administrativo-financeiro, Antônio Guedes Aparecido.

Leia mais