Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

É amanhã: Plenária Regional Centro-Oeste dá início à temporada de debates do SINPAF

20 de fevereiro de 2025
Por: Camila Bordinha

A partir de amanhã, 21 de fevereiro, a cidade de Dourados, MS, será palco dos debates e organização da luta sindical do SINPAF para a região, com o início da Plenária Regional Centro-Oeste 2025. Com cerca de 60 delegados e delegados, integrantes da diretoria nacional e convidados/convidadas das seções sindicais, o evento promete ser um espaço de construção de ideias para um futuro mais justo para a categoria e para a região, com discussões que vão desde o combate à desigualdade à busca por melhorias nas condições de trabalho, tendo o tema ‘Sustentabilidade’ como fio condutor.

Leia a programação.

Primeiro Dia

Com uma pauta repleta de debates relevantes, a plenária promete fomentar a agenda política e econômica da região. O evento será aberto com a presença de importantes lideranças como Vilson Gregório (Presidente da CUT-MS), Adilson Crepalde (Professor da UEMS), Sílvia Mara Belloni (Diretora Regional Centro-Oeste do SINPAF) e Marcus Vinicius Sidoruk Vidal (Presidente do SINPAF).

A programação será intensa, com a abertura oficial às 9h, seguida pela análise de conjuntura política e econômica nacional, com uma abordagem crítica sobre os rumos do país e os desafios para a classe trabalhadora.

Mas as discussões vão além da economia, abordando também questões urgentes como a violência de gênero, raça e etnia, e a participação dos homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres. Temas que contarão com as ilustres apresentações da ativista LBTQIA+, Cláudia Assunção; da antropóloga e ativista indígena Sandra Benites; e do professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Fábio da Silva Souza.

Temas como a saúde mental e os assédios moral e sexual no ambiente de trabalho também estarão em pauta, com a apresentação de um relatório realizado nas empresas da base do SINPAF pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho (Diesat).

Segundo Dia

No dia seguinte, 22 de fevereiro, a plenária continua com a discussão sobre orçamento e as relações institucionais e administrativas na Embrapa, o papel da classe trabalhadora em busca de uma transição justa e sustentável e o teletrabalho. Nas discussões, o evento contará com a contribuição de importantes debatedoras: a deputada estadual Gleice Jane (PT/MS) e a economista e supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese), Andreia dos Santos Ferreira Silva.

COP30: O Compromisso com a sustentabilidade nas Plenárias Regionais

Neste ano, as Plenárias Regionais do SINPAF terão como tema transversal a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém do Pará. Este evento será um momento importante de reflexão e debate sobre a sustentabilidade e as mudanças climáticas, e a edição de 2025 das plenárias trará essa temática de forma central nas discussões.

Com a intenção de alinhar-se às discussões globais sobre o futuro do planeta, o SINPAF discutirá o papel das empresas de base e dos trabalhadores na construção de um futuro ambientalmente responsável e sustentável.

Inspirado no tema sustentabilidade, o SINPAF também distribuirá materiais sustentáveis como: Copo de Fibra de Arroz, Bloco de Anotações em Papel Kraft, Crachás em Papel Semente, Camisetas e Ecobags de Algodão Natural, assim como o papel reciclável para imprimir os materiais gráficos que serão distribuídos nos eventos. Todos os banneres dos eventos serão aproveitados para produção de itens reciclados como sacolas de supermercados.

Leia mais