Categoria do Piauí recebeu Diretoria Nacional do SINPAF
Por: Camila Bordinha
Em mais uma visita de sucesso, agora pelo Piauí, na quinta e sexta-feira (30 e 31 de janeiro), a Diretoria Nacional do SINPAF foi recebida pela base de trabalhadores e trabalhadoras das Seções Sindicais Parnaíba, Embrapa Teresina e Codevasf Teresina.
A comitiva de visitas da Diretoria Nacional (DN) é composta pelo presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal; pelo diretor Nordeste e de Comunicação, Antônio Marcos Pereira; Pelo suplente de Comunicação, Jean Kleber; e o suplente de Saúde do Trabalhador, Sérgio Cobel.
Seção Sindical Parnaíba
A Diretoria começou o roteiro de visitas no Piauí pela Embrapa Meio-Norte na tarde de quinta-feira, 30 de janeiro. Junto com a Seção Sindical Parnaíba, realizaram assembleias com as trabalhadoras e os trabalhadores da unidade.
Os filiados buscaram elucidar diversas dúvidas sobre os pontos apresentados pela DN: Acordo Coletivo, Ações Jurídicas, processo de avaliação, entre outras. O assunto mais abordado pelos (as) trabalhadores (as) locais foi o Concurso Público da Embrapa, pois muitos desejam realizar as provas e alçar melhores cargos na empresa.
Durante a visita da DN à Embrapa Meio-Norte, também foi realizada uma homenagem de despedida a quatro trabalhadores que estão se aposentando da empresa: Francisco de Assis Albuquerque Araújo, Francisco José do Nascimento, josé Raimundo França Diniz e Silvestre Moreira de Lima Neto.
Silvestre Neto já foi presidente da Seção Sindical Parnaíba por dois mandatos, além de sempre participar do movimento sindical. Ele prometeu continuar filiado ao movimento sindical e contribuir na proteção dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores da categoria.
De acordo com o presidente do SINPAF Parnaíba, Raimundo Nonato Júnior, a DN sempre esteve presente nos momentos que a Unidade Meio-Norte e a Seção Sindical precisaram como, por exemplo, a tentativa da chefia da época de desmobilizar e fechar unidade. Para ele, os desafios agora são outros.
“Muitos colegas estão se aposentando e está ocorrendo um esvaziamento da nossa unidade a cada ano que passa. O concurso público que está sendo realizado tem poucas vagas para a unidade de Parnaíba. Então, o nosso futuro está incerto neste momento. O pessoal está se aposentando e a gente não encontra perspectiva de reposição do quadro de empregados. Vamos aguardar a conclusão do concurso, que tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, e lutar para que essas vagas sejam preenchidas,” afirmou Raimundo Nonato Júnior.
Seção Sindical Embrapa Teresina
Na manhã de sexta-feira, 31 de janeiro, a Diretoria Nacional, junto com a Seção Sindical Embrapa Teresina, esteve em Assembleia com os trabalhadores da Embrapa Meio-Norte.
O presidente da Seção Sindical Embrapa Teresina, Maurício Castelo Branco, falou sobre a importância da presença do Presidente Nacional do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, juntamente com os Diretores Nacionais Antônio Marcos, Jean Kleber e Sergio Cobel. “É algo de grande importância para troca de experiência e consequentemente elevação do conhecimento de cada filiado(a). Contribuindo para o fortalecimento do nosso movimento e da nossa capacidade de obtenção de novos direitos,” declarou Maurício Castelo Branco.
Sérgio Vilela, ex-presidente da Seção, fez duras críticas à DE da Embrapa, Que não tem força política, interesse em avançar no ACT e não possui visão.
Convidada pelo SINPAF Embrapa Teresina, a presidenta da Seção Sindical Codevasf Teresina, Jasna Maria Luna, prestigiou a assembleia da base na Embrapa e fez uma saudação aos presentes, conclamando a todos e todas a se filiarem ao SINPAF. Ela também colocou a Seção da base da Codevasf à disposição para a luta.
José Afonso Lima de Abreu, membro da Comissão Nacional de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho-CNN e diretor da Seção Sindical local, chamou a base para a luta. “Por um ACT justo e também por questões gerais que hoje massacram os trabalhadores, como a escala 6×1”, reforçou José Afonso.
Os filiados presentes também apresentaram suas dúvidas e anseios à Diretoria Nacional. Paulo Monteiro mostrou preocupação com a crise orçamentária da empresa e ressaltou as ações do SINPAF para ajudar a empresa a resolver o problema. Carlos Henrique também questionou como o sindicato está vendo o discurso da empresa sobre a nova proposta para resolver o problema orçamentário com captação de recursos e a possível criação de uma Organização Social e a Terceirização de empregados. Já a filiada Leonária tirou dúvidas sobre o processo de premiação.
Seção Sindical Codevasf Teresina
Com um público de mais de 50 trabalhadores e trabalhadores, a Diretoria Nacional do SINPAF realizou uma assembleia na 7ª Superintendência Regional da Codevasf. Na ocasião, os diretores apresentaram, entre todos os assuntos que já têm tratado nos demais encontros, a situação da Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025, que foi a maior discussão na assembleia realizada. As maiores dúvidas dos filiados estavam relacionadas às pautas sobre teletrabalho e quinquênio no ACT.
O filiado Marcos Fernando, por exemplo, questionou sobre o índice que foi oferecido pela empresa.
Já o vice-presidente da Seção Sindical Codevasf Teresina, Celso Torres, perguntou sobre a resolução que trata dos dias de abono/folga, que eram 10 dias, e após luta do sindicato e dos trabalhadores foi conquistado o abono de 12 dias. A situação dos abonos é que os ex-presidentes da Codevasf assinavam a resolução do benefício junto com o ACT. No entanto, ultimamente, a gestão atual da empresa reduziu para 10 dias de abonos e vem lançando resoluções com restrições, embora tenham incluído um dia de aniversário.
De acordo com a DN, as resoluções costumam ser assinadas após o mês de janeiro. Portanto, quem faz aniversário neste mês perde o direito de usufruir do benefício. A sugestão dos trabalhadores (as) é que essas resoluções sejam assinadas em dezembro com validade anual.
Para a presidenta da Seção Sindical Codevasf Teresina, Jasna Maria Luna, a visita da Diretoria Nacional às Seções é muito importante, pois estreita laços com a base da categoria. “Mostra que a DN está aberta e acessível a se comunicar com os trabalhadores da base, que algumas vezes têm dúvidas de como é o funcionamento e trabalho da DN. Nas bases fica um pouco complicado os trabalhadores terem uma visão geral do funcionamento e da estrutura do SINPAF, que não é feito apenas de uma Seção e sim de toda uma organização enorme de Seções,” concluiu Jasna Maria Luna.
Veja algumas fotos: