Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Novembro Azul: SINPAF chama atenção para prevenção do câncer de próstata com os Exames Periódicos

1 de novembro de 2024
Por: Camila Bordinha

Como mote “Vergonha é não se prevenir,” o SINPAF adere ao Novembro Azul: Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Próstata. Com a campanha, o sindicato quer chamar atenção para a importância dos Exames Periódicos na prevenção da doença entre os trabalhadores das empresas de base: Embrapa, Codevasf, Distritos Irrigados, Emparn, Pesagro e Empaer/Emepa.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional e Câncer), do Ministério da Saúde, em 2023, houve 71.730 novos casos de Câncer de Próstata. A doença representa 30% dos casos de câncer em homens, seguido de Cólon e Reto (9,2) e Tranqueia, Brônquio e Pulmão (7,5%).

Por isso, por meio da campanha, o sindicato busca encorajar os homens a deixar a vergonha de lado e realizar os exames preventivos, fundamentais para o diagnóstico precoce da doença.

Confira aqui o depoimento do presidente da Seção Sindical Bom Jesus da Lapa (da 2ª SR da Codevasf), Toninho Lélis, sobre a importância dos Exames Periódicos na prevenção do câncer de próstata.

FATORES DE RISCO

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a incidência de câncer de próstata é aproximadamente 70% maior entre homens negros em comparação aos homens brancos. A mortalidade também é mais elevada: homens negros têm cerca de 2 a 3 vezes mais chances de morrer em decorrência da doença.

Além disso, também é possível destacar como principais fatores de risco associados ao câncer de próstata:

  • Idade: o risco aumenta significativamente após os 50 anos;
  • Histórico Familiar: ter um pai ou irmão com câncer de próstata aumenta o risco;
  • Dieta: uma dieta rica em gordura animal e baixa em frutas e vegetais pode estar associada a um maior risco;
  • Obesidade: estar acima do peso pode aumentar o risco e afetar os resultados do tratamento.

EXAMES DE PREVENÇÃO

Previstos nos Acordos Coletivos de Trabalho negociados pelo SINPAF, os exames periódicos contribuem para detecção desta e de diversas outras doenças que podem acometer a sociedade.

Mas Muitos homens não têm conhecimento suficiente sobre a importância dos exames e os riscos associados ao câncer de próstata. Culturalmente, a saúde masculina é frequentemente negligenciada, levando à crença de que os homens devem ser “fortes” e não demonstrar vulnerabilidades.

Entretanto é importante atentar-se para os principais exames recomendados para a prevenção do câncer de próstata:

  • Exame de Toque Retal (ETR): permite ao médico sentir a próstata e identificar anormalidades.
  • Antígeno Prostático Específico (PSA): um exame de sangue que mede os níveis de PSA. Níveis elevados podem indicar problemas na próstata, incluindo câncer.
  • Ultrassonografia Transretal: usada em casos onde os resultados do PSA ou do ETR são preocupantes.
  • Biópsia da Próstata: se houver suspeita de câncer, uma biópsia pode ser realizada para confirmar o diagnóstico.

A maior dificuldade na prevenção à doença é o preconceito ao exame de toque retal, que pode ser visto como algo constrangedor e que afasta muitos homens da realização dos exames. O medo de receber um diagnóstico positivo também pode levar à procrastinação para os exames.

A resistência dos homens em se prevenir ao câncer de próstata é um fenômeno complexo que envolve fatores culturais e sociais, incluindo o machismo. Por isso é importante alertar que a identificação precoce do problema pode evitar sequelas e disfunções fisiológicas e sexuais. Portanto, para mudar essa realidade, é fundamental que os homens estejam conscientes de que a vergonha não mata, mas o câncer de próstata sim.

Leia mais