Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF critica estagnação nas Negociações dos ACTs da Embrapa e Codevasf em Outdoor em Brasília

27 de setembro de 2024
Por: Gisliene Hesse

A Diretoria Nacional do SINPAF, fixou na manhã de hoje, 27/9, um outdoor na via de acesso ao aeroporto de Brasília-DF, no qual critica a demora das negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) da Codevasf e da Embrapa e a desvalorização das empresas com quem contribui para o crescimento das mesmas: que são os trabalhadores e as trabalhadoras.

Até o momento, as negociações dos ACTs da Embrapa e da Codevasf estão estagnadas. As propostas colocadas em mesa para as duas empresas são bem semelhantes. A Embrapa e a Codevasf apresentaram uma oferta bianual. No que diz respeito às cláusulas econômicas, a porcentagem é igual, 2,58% (80% da inflação do INPC do período). Esse mesmo valor é estendido para o auxílio-alimentação, creche/escola e pessoas com deficiência.

Além da falta da defasagem nos itens econômicos, as empresas também não demonstraram abertura para as tratativas das cláusulas sociais. As Comissões de Negociação do SINPAF têm lutado por melhorias em questões que tenham relação com os cuidados das pessoas, priorizando itens que tem referência com o cuidado com a qualidade de vida e saúde dos/das trabalhadoras, o cuidado e a igualdade de direitos para as mulheres, o cuidado e a acessibilidade para as pessoas com deficiência, entre outros.

“O recado do outdoor é claro e direcionado tanto para as empresas quanto para o governo, especificamente, para a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais-SEST. As negociações, desde o ano passado, estão passando pelo crivo da SEST. Já as empresas, não vemos iniciativas das diretorias de buscar alternativas para o impasse junto a outras instâncias, além de não haver o entendimento sobre as prioridades elencadas nas pautas dos trabalhadores”, afirma Antônio Marcos, diretor de comunicação do SINPAF.

Leia mais