Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Paralisação dos Trabalhadores da Codevasf é um Sucesso e gera ampla repercussão na mídia

25 de setembro de 2024
Por: Camila Bordinha

A paralisação realizada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf nesta terça-feira, 24 de setembro, foi um marco de sucesso da categoria na luta por melhores condições de trabalho e salários. Organizada pela Diretoria Nacional do SINPAF, a mobilização ocorreu em resposta à rejeição unânime da proposta da empresa para o Acordo Coletivo 2024/2025, refletindo a insatisfação da categoria.

Mesmo em superintendências regionais da empresa que não possuem seção sindical, a adesão foi significativa, demonstrando a união das trabalhadoras e dos trabalhadores. A interrupção das atividades ao longo do dia evidencia a determinação da categoria em busca de que a empresa atenda a reivindicações, que são mais do que justas. Dessa forma, o recado foi dado: 2,58% de reajuste é uma vergonha, trabalhadoras e trabalhadores da Codavasf exigem respeito!

A repercussão da paralisação foi amplamente coberta por diversos veículos de comunicação, incluindo TVs, jornais e blogs em todo o Brasil, destacando a força da mobilização. Essa visibilidade na mídia reforça a importância da luta coletiva e a busca por direitos trabalhistas. Leia mais no final da notícia.

Saiba mais sobre a paralisação:

Trabalhadores da Codevasf Rejeitam Proposta e Anunciam Paralisação Nacional

Programação das Manifestações dos Trabalhadores da Codevasf Nesta Terça (24/9)

A seguir, confira os principais acontecimentos em cada localidade:

1ª Superintendência Regional – Montes Claros (MG)

A Seção Sindical Montes Claros aproveitou a paralisação para exibir o documentário “SINPAF 35 anos: A Luta Continua” em um telão, com distribuição de pipoca e refrigerante. Também realizou um coffee break especial para os manifestantes.

2ª Superintendência Regional – Bom Jesus da Lapa (BA)

Em Bom Jesus da Lapa, os trabalhadores e trabalhadoras paralisaram e iniciaram cedo a manifestação na frente da empresa.

3ª Superintendência Regional – Petrolina (PE)

A Seção Sindical Petrolina organizou uma grande estrutura com toldos e cadeiras na portaria da Codevasf. Também realizaram panfletagem, fixaram faixas e distribuíram almoço com refrigerante para todos os manifestantes.

4ª Superintendência Regional – Aracaju (SE)

Em Aracaju foi servido um café da manhã no saguão de entrada da Codevasf. O presidente da Seção Sindical Codevasf Aracaju, Jorge Vidal, deu entrevista ao vivo para o programa Balanço Geral Sergipe da TV Atalaia, afiliada da Rede Record. Assista abaixo:

5ª Superintendência Regional – Penedo e Maceió (AL)

A Seção Sindical Penedo realizou uma grande mobilização no centro da cidade, com fixação de toldos e faixas de reivindicações e apresentação de um artista que abordava as pessoas que passavam com bom humor e distribuía os panfletos sobre a campanha salarial. A Seção Sindical também distribuiu meia tonelada de sacos de arroz, produzidos pela agricultura

Mas a manifestação também foi realizada nas demais áreas que abrangem a Codevasf em Alagoas. Nas Estação de Piscicultura, em Porto Real do Colégio, os trabalhadores concentraram-se no refeitório, onde puderam participar de um lanche coletivo e de um torneio de jogos de salão (dama, baralho etc). Já na Sede em Maceió, os trabalhadores também receberam lanche e ficaram manifestados na porta da empresa.

6ª Superintendência Regional – Juazeiro (BA)

A Seção Sindical Juazeiro também serviu lanche, tanto de manhã quanto a tarde, para os manifestantes que passaram o dia em paralisação. As trabalhadoras e trabalhadores da cidade de Paulo Afonso também paralisaram.

7ª Superintendência Regional – Teresina (PI)

Em Teresina, a Seção Sindical realizou a manifestação com café da amnhã, na porta da empresa. A presidenta da Seção Sindical, Jasna Marques, também deu entrevista para o programa Revista Popular Sindical, da Rádio Pioneira, nesta quarta-feira (25/9), para contar como foi a repercussão das atividades e quais as reivindicações da categoria. Ouça a entrevista através do aplicativo da rádio: https://radiopioneirathe.com.

8ª Superintendência Regional – São Luis (MA)

Em São Luiz da Maranhão, que ainda não possui seção sindical local, os trabalhadores também aderiram à paralisação e manifestaram com cartazes produzidos por eles mesmos com as reivindicações da categoria. Uma grande ação de coragem e determinação!

12ª Superintendência Regional – Natal (RN)

Em Natal (RN) também não possui ainda uma seção sindical local, os trabalhadores. Mesmo assim, as trabalhadoras e os trabalhadores paralisaram e demonstraram também, que sabem o que querem e para que estão protestando. Lá também organizam um café da manhã com gostinho de sucesso!

Sede da Codevasf – Brasília-DF

A Diretoria Nacional do SINPAF participou da manifestação na entrada da sede da empresa, em Brasília-DF, junto com a Seção Sindical. No momento foram fixadas faixas com as reivindicações e distribuídos panfletos da campanha salarial. Houve adesão expressiva das trabalhadoras e trabalhadores locais, que gritavam palavras de ordem enquanto mantinham bandeiras e punhos em riste.

O presidente do SINPAF Nacional, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, deu entrevista ao vivo ao apresentador Paulo Miranda, do Programa Brasília Notícias, da TV Comunitária de Brasília. Assista a entrevista abaixo.

Veja também na TV SINPAF o vídeo com os melhores momentos da Paralisação:

Veja abaixo a galeria de fotos da paralisação em todas as superintendências da Codevasf:

WhatsApp Image 2024-09-24 at 11.48.19

Veja todas as notícias que saíram na mídia:

Trabalhadores da Codevasf anunciam Paralisação Nacional de 24 horas na terça (24)

TRABALHADORES DA CODEVASF ANUNCIAM PARALISAÇÃO NACIONAL; EM ARACAJU, PROTESTOS NA PORTA DA CODEVASF

Trabalhadores da Codevasf anunciam paralisação nacional

Trabalhadores da Codevasf anunciam Paralisação Nacional de 24 horas na terça (24)

Trabalhadores da Codevasf Anunciam Paralisação Nacional

Trabalhadores da Codevasf paralisam as atividades na próxima terça (24)

Trabalhadores da Codevasf realizam paralisação nesta terça (24); veja motivos 

Trabalhadores da Codevasf anunciam paralisação nacional em protesto contra acordo coletivo de trabalho

Trabalhadores da Codevasf realizam paralisação para exigir acordo coletivo de trabalho

Funcionários da Codevasf paralisam atividades em diversas cidades, incluindo Paulo Afonso

Trabalhadores da Codevasf Anunciam Paralisação Nacional

Trabalhadores da CODEVASF anunciam paralisação nacional nesta terça-feira (24)

Trabalhadores da Codevasf anunciam paralisação nacional

Leia mais