Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

ACT Codevasf é prorrogado até 30 de setembro

30 de agosto de 2024
Por: Camila Bordinha

O SINPAF e a Codevasf assinaram nesta quarta-feira, 29 de agosto, o termo de prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2024. Com essa medida, os termos vigentes do ACT serão mantidos até o dia 30 de setembro de 2024.

A prorrogação do ACT é um passo importante para garantir a continuidade dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras durante o período de negociação do novo acordo. Ao manter os termos atuais até que as negociações sejam concluídas, assegura-se que todos continuem a contar com as condições de trabalho e benefícios, evitando prejuízos ou incertezas para a categoria.

Leia a Ata.

NEGOCIAÇÃO

Na última rodada de negociação, realizadas nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a Codevasf propôs um acordo bianual que não repõe a inflação do período 2023-2024, tanto para salários quanto para os auxílios alimentação e creche. Além de tudo, não houve avanços significativos nos direitos sociais da pauta de reivindicação da categoria. Portanto, a Comissão de Negociação do sindicato avaliou a proposta como insatisfatória e rejeitou-a novamente.

A empresa ofereceu 75% do INPC para o período 2024-2025 e 100% do índice no período 2025-2026. De acordo com estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a desvalorização salarial da categoria é de 19,74%, desde 2019. A proposta só vai recompor 2,42% desse total. Para o auxílio alimentação, o Dieese apurou que seria necessário um aumento de R$ 80,12 mensais para recompor o poder de compra, quando a proposta deste ano aumentaria somente R$30,71.

Saiba mais: Nova proposta da Codevasf impõe mais perdas de salários e alimentação 

COMPROMISSO

O SINPAF reafirma seu compromisso em defender os interesses dos(as) trabalhadores(as) e continua empenhado em dialogar com a Codevasf para alcançar um novo acordo que atenda às necessidades e expectativas da categoria.

Até o momento, não há novas datas para as próximas rodadas de negociação. Mas SINPAF divulgará as datas assim que forem agendadas em todas as nossas mídias sociais e e-mails.

Leia mais