Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
simbolo codevasf 50 anos

50 anos Codevasf: SINPAF ressalta a importância dos/das trabalhadores/as e da empresa priorizar sua missão original

17 de julho de 2024
Por: Gisliene Hesse

Nesta terça-feira, 16/7, a Diretoria Nacional do SINPAF esteve presente na celebração do cinquentenário da Codevasf, na sede da empresa em Brasília. A cerimônia contou com a inauguração do Memorial Codevasf 50 anos e dos lançamentos do selo comemorativo pelos Correios e do livro “Codevasf 50 anos: Legado de desenvolvimento”, organizado pelo artista plástico Otoniel Fernandes Neto.

Durante a cerimônia de lançamento do selo e do livro, o presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, declarou que os 50 anos são dos empregados e das empregadas de empresa.

“Vocês que realmente fizeram essa empresa. Foram vocês que conquistaram a nossa reputação e nos fez atingir os 37% do território nacional, afirmou o presidente da Codevasf.

Em mensagem oficial do SINPAF divulgada nas redes sociais, o vice-presidente do SINPAF e diretor de saúde do trabalhador do SINPAF, Pedro Melo, em mensagem oficial do SINPAF, também frisou a importância dos trabalhadores e trabalhadoras para a construção da empresa e destacou o legado da Codevasf em áreas como infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada e economia sustentável (Confira mais sobre o legado da empresa aqui).

“A Codevasf tem sido instrumento de transformação de realidade das regiões onde atua. Beneficiando milhões de pessoas e promovendo a sustentabilidade e a redução das desigualdades. Hoje nós temos o dobro das superintendências que tínhamos há dez anos e quintuplicamos a nossa área de atuação. Tudo isso graças aos nossos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou Pedro Melo.

Trabalhadores e trabalhadoras da Sede da Codevasf em Brasília. participam de lançamento do selo e do livro dos 50 anos

O diretor suplente de relações institucionais do SINPAF, Paulo Roberto Santos, que tem 46 anos de atuação na Codevasf, ressaltou que esse reconhecimento do presidente da empresa precisa se refletido com valorização de trabalhares/as.

“Quem faz a Codevasf são os seus/suas empregados/as. E o sucesso de suas ações devem ser reconhecidos pela direção da empresa através do reconhecimento e valorização dos trabalhadores, garantindo um Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 digno de merecimento, pois estão com perdas que precisam ser reparadas. Com os/as trabalhadores valorizados/as, a Codevasf e seus empregados/as, continuarão gerando desenvolvimento e riqueza para o nosso país”.

O secretário-geral e diretor administrativo-financeiro do SINPAF, Antônio Guedes, também reforçou a importância do papel dos trabalhadores e trabalhadoras, no entanto, lembrou a importância da igualdade entre homens e mulheres dentro da empresa.

“É indiscutível a importância dos trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf. E falando de uma Codevasf para frente, nós temos que priorizar a representatividade. Percebi, durante a cerimônia, que ao formar a mesa principal do evento de 50 anos, nenhuma mulher estava presente. Que nesse momento que se inicia agora para os próximos 50 anos que seja de inclusão das mulheres, inclusive nos espaços de poder da empresa”, criticou Antônio Guedes.

Diretores do SINPAF batem foto com o bolo de aniversário da Codevasf.

Qual Codevasf nós queremos para os próximos 50 anos!

Os diretores do SINPAF levantaram ainda a preocupação com a manutenção da verdadeira missão da empresa que é o desenvolvimento regional. “Ao longo desses 50 anos de existência, a empresa conseguiu desenvolver seus trabalhos nas regiões do Vale de São Francisco e Parnaíba e cumpriu o papel institucional de desenvolvimento regional”, explicou Paulo Roberto.

Segundo o diretor, na maioria das regiões em que a Codevasf atuou ocorreu um grande desenvolvimento. “Essas regiões foram transformadas em polos de exportação de frutas, fortalecendo o comércio, a indústria, a construção civil, a implantação de universidades, escolas técnicas, bem como gerando emprego e renda para sua população”, disse Paulo.  

Para Pedro Melo, a empresa está em um momento crucial. “Temos que discutir qual a Codevasf que queremos para os próximos 50 anos? A Codevasf que trabalhou e trabalha com projetos implementados, fundamentados ou como mero agente executor de emendas impositivas”, refletiu o vice-presidente.

Vem ver a mensagem completa aqui

José Roberto, presidente da Seção Sindical Sede, lembrou que a Codevasf tem muito que comemorar pelas ações de desenvolvimento regional implantadas por ela. No entanto alertou:  

“Eu espero que nos próximos 50 anos ela dê ênfase a essa sua expertise. E não só na distribuição de máquinas e implementos agrícolas e automóveis, pois essa não é a missão da Codevasf”, declarou José Roberto.

O representante dos/das trabalhadores/as da Codevasf no Conselho de Administração da Codevasf, Carlos Hermínio de Oliveira, que atua na empresa há 44 anos, também compactuou da opinião de que o sucesso da empresa se deve aos/às trabalhadores/as.

“Nós construímos ao longo desses anos uma forma de desenvolvimento envolvendo a sociedade. Participando dos projetos e levando riqueza onde havia necessidade. Fico muito feliz em ver nossa empresa hoje crescendo e, com a força do SINPAF, nós precisamos definir o que nós queremos para os próximos 50 anos. Esse é o nosso desafio”, completou Hermínio.   

Presente do SINPAF

Ao final da cerimônia dos 50 anos da Codevasf, na sede de Brasília, os representantes do SINPAF, Antônio Guedes e Paulo Roberto (citados anteriormente no texto), entregaram um presente ao presidente da empresa como forma de homenagear todos os trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf.

Diretores do SINPAF entregaram presente ao presidente da Codevasf.
Leia mais