SINPAF Suspende Rodada de Negociação por Falta de Propostas da Codevasf
Por: Camila Bordinha
A rodada de negociação coletiva entre o SINPAF e a Codevasf para o período 2024-2025 foi suspensa, nesta quinta-feira (20/6), devido à total ausência de propostas da empresa. A Codevasf alegou não possuir autorização da Diretoria Executiva e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para apresentar qualquer nova oferta além da manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.
O SINPAF, mesmo diante da falta de novas propostas da Codevasf, continuou a sugerir alterações nas cláusulas que haviam sido suspensas na rodada anterior. No entanto, a empresa apenas recebeu essas propostas sem oferecer respostas imediatas, mantendo-as em análise.
A Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF, composta por representantes de todas as regiões onde a Codevasf opera, expressou frustração pela paralisia da negociação provocada pela empresa. “Se não havia qualquer avanço a ser apresentado, poderia ter informado antecipadamente ao sindicato, a fim de evitar o custo financeiro e humano dispendido para essa rodada,” registrou a CNN na ata da reunião.
Paulo José da Silva, representante da Seção Sindical Petrolina (3ª SR), criticou a postura da empresa, que teve quase 30 dias desde a última reunião para avaliar as propostas e sugerir melhorias. “Estamos investindo recursos dos filiados para estar aqui. Entendemos as dificuldades da comissão da empresa, mas queremos sentar na mesa amanhã e fazer uma força-tarefa para ver o que pode ser negociado,” afirmou Paulo José.
A CNN do SINPAF espera que a Codevasf apresente algum avanço na reunião agendada para amanhã (21/6).