Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Na noite de sexta-feira (7/6), no cinema do Casa Park, em Brasília, os participantes da 22ª Plenária Nacional do SINPAF e convidados foram profundamente tocados pela exibição do documentário que retrata os 35 anos de história do sindicato. Intitulado "A Luta Continua", o filme apresenta a trajetória da instituição, destacando suas batalhas e conquistas através de relatos de membros e ex-dirigentes sindicais.

Documentário ‘A Luta Continua’ emociona público na celebração dos 35 anos do SINPAF

8 de junho de 2024
Por: Camila Bordinha

Na noite de sexta-feira (7/6), no cinema do Casa Park, em Brasília, os participantes da 22ª Plenária Nacional do SINPAF e convidados foram profundamente tocados pela exibição do documentário que retrata os 35 anos de história do sindicato. Intitulado “A Luta Continua”, o filme apresenta a trajetória da instituição, destacando suas batalhas e conquistas através de relatos de membros e ex-dirigentes sindicais.

A sessão iniciou-se com um encontro emocionante entre diferentes gerações de sindicalistas no foyer do cinema. Além do atual presidente, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, ex-presidentes e ex-dirigentes nacionais, como Alípio Correia Filho, Wilmar Lacerda, Selma Beltrão e Luiz Soares, participaram do evento.

Créditos: Paula Carrubba/SINPAF

Diversos entrevistados do filme, incluindo Max D’Oliveira, Edivaldo Galdino Ferreira e Ailton Durães, que compartilharam momentos marcantes da história do Sindicato, também estiveram presentes.

A diretora de Assuntos Sociais e Cidadania do SINPAF, Ilmarina Menezes, expressou a diversidade de emoções que o documentário evocou no público. Segundo ela, houve risos, lágrimas e até momentos de sentimento de raiva durante a exibição.

“Quando a gente pensou em fazer algo dos 35 anos do SINPAF, ficamos na dúvida sobre fazer um livro, um documentário ou os dois. Optamos pelo documentário porque o livro traz emoção que é muito individual e o audiovisual é isso aqui,” explicou Jean Kleber.

O diretor de Comunicação, Antônio Marcos Pereira, disse que foi incentivador do documentário porque percebeu que, ao pesquisar a história do SINPAF, quer as informações eram muito vagas. “Nós percebemos que história se faz com personagens e com o contexto. Então, precisávamos resgatar essa história do sindicato, que é tão importante para nós trabalhadoras e trabalhadores das nossas empresas,” afirmou.

Já o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, ressaltou a continuidade da luta e a importância de documentar a história coletiva do sindicato. “Que a gente tenha e consiga construir outros instrumentos como esse no futuro, porque a nossa história que é coletiva, foi feita por muitos. Ela continua, assim como nossa luta continua. Viva o SINPAF, viva aos 35 anos e viva todas e todos aqueles que constroem o SINPAF. Muito obrigado!”, declarou Marcus Vinicius.

Por sua vez, o diretor do filme, Rafael Morbeck, descreveu a criação do documentário como um ato poderoso e heroico, destacando sua capacidade de transmitir a mensagem da luta sindical.

Créditos: Paula Carrubba/SINPAF

Ao final do evento, o SINPAF prestou homenagem aos personagens que contribuíram para a história do sindicato, concedendo-lhes placas comemorativas. Essa foi uma forma de reconhecer o papel fundamental dessas pessoas na luta da categoria. Aqueles que não puderam comparecer à sessão de cinema também receberão as placas em reconhecimento por suas contribuições históricas.

Leia mais