Plenária Nacional do SINPAF começa nesta sexta-feira
Por: Larissa Sarmento
Nesta semana, de 7 a 9 de junho, vai acontecer a 22ª Plenária Nacional do SINPAF, em Brasília. O evento vai reunir delegados e delegadas, representantes de todas as seções sindicais das empresas de base do sindicato.
Nos três dias de evento serão debatidos temas como a conjuntura política nacional, a diversidade e inclusão no trabalho e nos movimentos sociais, o assédio moral e sexual, os desafios nas relações de trabalho, a atuação dos planos de saúde das empresas de base, o saldamento do plano BD da Ceres e a situação da Fundação São Francisco, a política de terceirização do governo, os acordos coletivos de trabalho da Embrapa, Codevasf, Pesagro, Empaer e Distritos Irrigados e o papel dos movimentos sociais no combate à fome.
Os delegados e delegadas também poderão assistir à apresentação do relatório da Auditoria Fiscal Nacional, além de votar o balanço das contas da Diretoria Nacional.
O encontro também contará com convidados especiais de entidades como a CUT/DF, O MST, APAE/DF, DIEESE para enriquecer o debate.
Neste ano, a plenária vai comemorar os 35 anos de luta do SINPAF. Para celebrar a data será lançado o documentário “A Luta Continua”, filme emocionante que retrata a jornada da instituição e a valorização dos trabalhadores do setor. O lançamento está agendado para o dia 7 de junho, às 19h30, na sala de cinema Cinesystem, localizada no shopping Casa Park, Guará-DF.
O filme narra a história do SINPAF, desde sua fundação até os dias atuais, destacando as vitórias alcançadas e a importância da categoria para o desenvolvimento agropecuário do Brasil.
De acordo com o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, esse será um momento especial de comemoração dos 35 anos de luta do SINPAF. “São mais de três décadas de conquistas em prol da categoria. Em todo esse tempo o sindicato se manteve atuante e combativo, de olho nas necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras. Será um encontro importante pois vamos receber representantes de seções sindicais de todo o Brasil”.