Negociação do ACT Codevasf 2024 começou sem exclusões
Por: Camila Bordinha
As rodadas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Codevasf, do período 2024-2025, iniciaram nesta segunda-feira (27/5). Após cobrança do SINPAF, a comissão da Codevasf informou que ainda não tem nenhuma proposta de reajuste salarial e das cláusulas econômicas.
Dessa forma, o sindicato e a empresa seguiram analisando as cláusulas da proposta de reivindicações da categoria. A comissão da empresa, entretanto, não solicitou nenhuma exclusão, suspendeu algumas cláusulas propostas e acordou todas as demais que mantinham o texto do acordo vigente.
Entre as cláusulas suspensas, a empresa alegou que precisa levar para análise das instâncias superiores, pois ainda não têm autorização para adicionar novos itens ao ACT.
A análise da proposta da categoria foi encerrada na cláusula 29ª da Pauta de Reivindicações. A negociação continuará nesta terça-feira (28/5).
MESA PERMANENTE
O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, cobrou a realização da Mesa Permanente de Negociação, prevista na cláusula 43 do ACT vigente.
“A mesa é importante para resolver assuntos diversos, que não somente aqueles colocados em ACT. Nela podemos resolver ou dialogar com mais propriedade e profundidade sobre outras questões, como por exemplo a norma do Teletrabalho, a possibilidade de transferência antes do Concurso Público e da convocação de novos empregados, o Plano de Cargos e Salários (PCS) e o Plano de Demissão Incentivada (PDI),” explicou Marcus Vinicius.
TELETRABALHO – A comissão da Codevasf anunciou que existe uma minuta criada pela empresa para regulamentação do Teletrabalho e que deverá ser enviada para o SINPAF até a próxima segunda-feira (3/6).
COMISSÃO DO SINPAF
Além do presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, participaram desta primeira mesa de negociação do ACT 2024-2025:
Adilson F. Mota – Diretor Jurídico
Pedro Melo – Vice-presidente e diretor Nacional de Saúde do Trabalhador
Antônio Guedes – Secretário-geral e diretor Administrativo-financeiro
Zeca Magalhães – Diretor de Relações Institucionais
Franciana Volpato – Diretora de Assuntos Sociais e Cidadania
Jorge Vidal – Diretor de Formação Sindical
Paulo Roberto Santos – Diretor de Relações Institucionais suplente
Vera Lafetá – Seção Sindical Montes Claros (1ª SR)
Denis Gardel Melo – Bom Jesus da Lapa (2ª SR)
Paulo José da Silva – Seção Sindical Petrolina (3ª SR)
João Coimbra – Seção Sindical Juazeiro (6ª SR)
Celso Torres da Paz – Seção Sindical Codevasf Teresina (7ª SR)
Jasna Maria Luna Marques – Seção Sindical Codevasf Teresina (7ª SR)
José Roberto – Seção Sindical Codevasf Sede
Lucas Freitas – Seção Sindical Codevasf Sede