Dia Mundial da Síndrome de Down, SINPAF divulga campanha sobre o assunto
Por: Gisliene Hesse
Hoje, 21/3, é o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi oficialmente declarada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2022. Hoje é mais um dia de conscientização e conhecimento sobre as pessoas com deficiência, no caso, as pessoas com a síndrome de Down. Por isso, são realizadas campanhas em todo o mundo com o objetivo de promover o respeito e a inclusão dessas pessoas na sociedade.
Esse é mais um tema do qual o SINPAF levanta a bandeira para reafirmar o seu papel social e para conscientizar as pessoas sobre o tema e sobre os preconceitos que ainda são disseminados no meio social.
“Atuamos em prol dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, mas somos conscientes e sensíveis aos temas que rodeiam toda a sociedade. No ano passado, por exemplo, lutamos, nas mesas de negociação, para que os pais e mãe de filhos com deficiência tivessem mais direitos garantidos. É nossa função olhar para o todo. A data de hoje é mais uma oportunidade para reforçamos o nosso compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência e de informar sobre o tema”, afirmou Franciana Belaver Volpato, diretora de políticas sociais e cidadania do SINPAF.
Campanha de sucesso
Para celebrar a data, o SINPAF disponibiliza o vídeo de uma campanha sobre síndrome de Down que viralizou nas redes sociais.
Protagonizado por uma modelo e atriz canadense Madson Tevlin, de 22 anos, que tem síndrome de Down, o conteúdo é fruto da parceria da CoorDown e da NDSS (Sociedade Nacional de Síndrome de Down) e outras organizações, em homenagem ao Dia Mundial da Síndrome de Down.
A campanha foi desenvolvida pela agência Small, sediada em Nova York, e batizada de “Assuma que eu possa”, a ação evidencia os efeitos negativos do tratamento limitante com pessoas com síndrome de Down e convoca os espectadores a acabarem com o preconceito e apoiarem o potencial concreto de todos. Vista por milhões de pessoas nas redes sociais, ação questiona tratamentos limitantes e desconstrói estereótipos: “Assuma que eu possa”.
Segundo a campanha, “os estereótipos e preconceitos afetam fortemente a vida das pessoas com Down: representam uma fronteira muitas vezes intransponível que limita as suas ambições, oportunidades na escola, local de trabalho, esportes, comunidades, amizades e relacionamentos amorosos”.
O vídeo já acumula milhões de visualizações na internet. A protagonista “desafia as baixas expectativas que os outros têm dela e propõe uma inversão de perspectiva: inicialmente quem está ao seu redor acredita que ela não pode beber um coquetel, ser boxeadora, estudar Shakespeare, viver sozinha e alcançar objetivos importantes”.
Veja aqui o vídeo com legenda em português
Mais sobre a Síndrome de Down
A síndrome de Down também é conhecida como Trissomia 21, por causa da presença de um cromossomo extra – três em vez de dois – no par de cromossomos nº 21 dentro das células. O tema global deste ano é “Acabe com os estereótipos!”. A ideia é evidenciar como os estereótipos são prejudiciais para pessoas com síndrome de Down.
Fonte: Exame