SINPAF participa da IX Fazendinha Agroecológica na Embrapa Arroz e Feijão
Por: Gisliene Hesse
Na última sexta-feira, 23/2, integrantes da Diretoria Nacional do SINPAF estiveram na IX edição do Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica, na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO). Além de ter o objetivo de ampliar o conhecimento sobre agroecologia, apresentando tecnologias, produtos e práticas desenvolvidas pela empresa, o evento destacou os 20 anos da Fazendinha Agroecológica.
É importante ressaltar que nos últimos anos, a agroecologia tem despertado um interesse maior por parte da sociedade. Ela apresenta uma forma diferente de produzir e distribuir alimentos. O objetivo é trabalhar a agricultura em harmonia com o meio ambiente e aplicar soluções sustentáveis, o que torna a produção mais humana e livre de agrotóxicos.
O SINPAF é um grande defensor da Agroecologia, pois acredita que o investimento maior da Embrapa na prática contribuirá positivamente para a agricultura família, que atualmente é 70% da produção dos alimentos que vão para a mesa dos/das brasileiros/as.
“A Fazenda Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão completou 20 anos de existência. Ela tem trabalho importante desenvolvido para cultivar milho e feijão orgânico e também para reestabelecer a mata ciliar em torno dos rios da região. Tudo isso utilizando a agroecologia e sem o uso de adubo industrial, destacou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.
“O Pelo simples fato da Diretoria Nacional do SINPAF ter comparecido ao evento já foi possível entender a dimensão das soluções agroecológicas na produção de alimentos saudáveis e as técnicas de preservação dos recursos naturais”, afirmou Waltterlenne Englen, presidente interino da Seção Sindical Goiânia.
Além dos presidentes do SINPAF e da Seção Sindical Goiânia, o diretor-administrativo do SINPAF, Antonio Guedes, também esteve no evento.
Atividades do Evento
A nona edição do evento contou com uma apresentação sobre a importância das atividades realizadas na Fazendinha Agroecológica para a mitigação de gases de efeito estufa e a implementação da Agenda 2030.
Os participantes também tiveram a oportunidade de percorrer quatro estações: ‘Fertilidade do Solo’, ‘Controle Mecanizado de Plantas Espontâneas’, ‘Manejo Integrado de Pragas e Doenças’ e o programa ‘Ser Natureza’ pelo Ministério Público do Estado de Goiás MP-GO, Saneago e Emater – GO.
Confira também