Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
faixada da Vitrine de Agroecologia. Na frente várias pessoas e temos muitas plantações verdes.

Vitrine de Agroecologia homenageia técnicos pioneiros

7 de fevereiro de 2024
Por: Gisliene Hesse

A Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” – VITAL comemora seus 20 anos de existência na 36ª edição do Show Rural de Coopavel, em Cascavel, no Paraná – segundo dados da organização, este é o maior evento do agronegócio do hemisfério sul – que teve início na última segunda-feira (5/2). Reconhecida como uma unidade demonstrativa de tecnologias voltadas à agricultura orgânica e agroecologia, a VITAL é parte essencial do evento, trazendo inovações e práticas sustentáveis para o campo.

Confira mais sobre o Show Rural aqui

O que é a Vitrine?

Pessoas na parte de fora da vitrine. TEmos um lago artificial e uma ponte pequena do lado direito.

Criada em 2003 a partir de uma iniciativa da Embrapa Soja, com a participação da Embrapa Agrobiologia e Emater Paraná, a VITAL ocupa uma área de aproximadamente 4.400 m², reproduzindo uma propriedade agroecológica sustentável. Seu objetivo é difundir tecnologias para a agricultura orgânica, proporcionando aos visitantes uma experiência prática e informativa sobre práticas sustentáveis no campo.


Dividida em áreas temáticas, a VITAL apresenta uma ampla gama de práticas e cultivos, desde plantas medicinais até sistemas agroflorestais. Entre os temas abordados estão a olericultura, culturas anuais, certificação orgânica, alternativas para pecuária, entre outros, totalizando mais de 70 tecnologias de manejo e mais de 300 espécies de cultivo.

Segundo Alberto Feiden, pesquisador da Embrapa Pantanal, professor PGDRS-Unioeste, diretor de comunicação e formação da Seção Sindical Pantanal e participante das atividades da VITAL desde a sua criação, Alberto Feiden, a Vitrine tem o objetivo de promover a agroecologia.


“É fundamental termos um espaço, embora pequeno, para fazer o contraponto e mostrar que é possível fazer uma agricultura baseada em conhecimentos e não em insumos, usando a biodiversidade e a natureza como aliadas e ter níveis de qualidade e produtividades idênticos ou melhores que os sistemas ditos modernos”, destacou Feiden.

Novidades de 2024

Além disso, uma novidade aguarda os visitantes este ano: a Trilha do Conhecimento Sustentável, uma tenda que apresentará um breve histórico da VITAL, além de pôsteres de trabalhos e projetos das diversas instituições parceiras relacionados com a agroecologia, produção orgânica e sustentabilidade.
A VITAL não apenas destaca avanços em práticas sustentáveis, mas também prestará homenagem aos técnicos pioneiros que participaram de sua organização ao longo dos últimos 20 anos. Nomes como Alberto Feiden, Claudine Dinali Santos Seixas, Lineu Alberto Domit e Maria Izabel Radomski (in memórian) entre outros, serão lembrados por sua contribuição para o desenvolvimento e sucesso da Vitrine Tecnológica de Agroecologia. Veja lista completa dos homenageados:

homenageados da Vitrine de Agroecologia. Todos na foto. São 17 especialistas


1 – Alberto Feiden (Embrapa Pantanal e Unioeste)
2 – Claudine Dinali Santos Seixas (Embrapa soja)
3 – Dirk Ahrens (IDR-Paraná)
4 – Etiene Leite Júnior (IDR-Paraná)
5 – Egídio Gotardo (IDR-Paraná)
6 – João José Passini (IDR-Paraná)
7 – Lineu Alberto Domit (Embrapa Hortaliças)
8 – Luiz Carlos Hartmann (FLD/CAPA)
9 – Marcelo Rohde (IDR-Paraná)
10 – Márcia Vargas Toledo (IDR-Paraná)
11 – Mary Stela Bischof (IDR-Paraná)
12 – Nilo Deliberali (IDR-Paraná)
13 – Ronaldo Juliano Pavlak (ITAIPU Binacional)
14 – Ronaldo Fochesato (IDR-Paraná)
15 – Urbano Theobaldo Mertz (IDR-Paraná)
16 – Vilmar Valdemar Saar (FLD/CAPA)
17 – Wilson João Zonin (ITAIPU Binacional/ Unioeste
18 – Maria Izabel Radomski (in memórian)

Leia mais