SINPAF oficia Embrapa para cobrar respostas sobre o ACT
Por: Gisliene Hesse
Nesta quinta-feira, 14/12, o SINPAF oficiou a Diretoria Executiva da Embrapa para cobrar da empresa um retorno sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024. Nas rodadas de negociação, 23ª e 24ª, a Comissão da Embrapa não discutiu nenhuma cláusula, mas se comprometeu a apresentar uma nova proposta para o fechamento do ACT. (Veja mais informações das últimas rodadas aqui)
Duas semanas se passaram e o SINPAF não recebeu nenhum retorno oficial da Embrapa . No ofício enviado à Embrapa, o SINPAF lembrou que a comissão da empresa registrou em ata que assim que recebesse orientação dos órgãos superiores entraria em contato com o sindicato.
De lá para cá, a categoria agiu. No dia 6 de dezembro, em protestos à falta de avanços no índice (a proposta atual da empresa é de 3,45% para salários e auxílios), os trabalhadores e trabalhadoras realizaram paralisações em vários estados do país (confira como foi aqui).
Segundo o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, é necessário formalizar a proposta. “A omissão, como disse anteriormente, não é uma boa estratégia. A Comissão não avançou nas cláusulas sociais e se nega a fazer isso. Algumas dessas cláusulas não impactam no orçamento. No que se refere à avanços no índice, os impasses são maiores ainda. Não temos novidades. Queremos retorno da Embrapa, afirmou Vinicius Sidoruk Vidal.