SINPAF participa de Sessão Solene na Alerj em comemoração aos 50 anos da Embrapa
Por: Camila Bordinha
Na tarde de ontem (30), o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, discursou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), durante a Sessão Solene em comemoração aos 50 anos de existência da Embrapa e dos 30 anos da Fazendinha Agroecológica.
O evento foi realizado pela presidente da Comissão de Segurança Alimentar da ALERJ, a deputada estadual Marina do MST, juntamente com os deputados estaduais Elika Takimoto, Val Ceasa e Jair Bittencourt.
Na ocasião, Marcus Vinicius lembrou que, há 34 anos, o SINPAF atua na defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, assim como da democracia no Brasil e das empresas públicas que compõem a sua base, dentre elas a Embrapa.
“Defender a Embrapa é defender o orçamento público da empresa para que ela tenha condições de contribuir, por meio das suas pesquisas e tecnologias, com a elevação da competitividade e da sustentabilidade da agropecuária, no fortalecimento da agricultura familiar e na melhoria da segurança alimentar da população brasileira,” afirmou o presidente do SINPAF.
O dirigente sindical também recordou que dos 43 centros de pesquisa da empresa no Brasil, três estão localizados no estado do Rio de Janeiro: a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Embrapa Solos (ambas na cidade do Rio de Janeiro), e a Embrapa Agrobiologia (em Seropédica).
“Pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes são os verdadeiros responsáveis pela Embrapa ser o que é nesses 50 anos de existência. Por isso, homenagear as unidades da Embrapa no Rio de Janeiro é homenagear esses trabalhadores e trabalhadoras, que construíram e constroem essa empresa,” declarou Marcus Vinicius.
Marcus Vinicius falou que, para que o Brasil possa vencer o desafio da fome e, principalmente, o desafio de um futuro social, ambiental e economicamente sustentável, a Embrapa precisa ter as condições necessárias para fazer suas pesquisas e desenvolver suas tecnologias.
“Essas condições abrangem um orçamento público adequado, um programa de investimentos e reconstrução de seus laboratórios e campos experimentais, a realização de um Concurso público para reposição prioritária das vagas de técnicos e assistentes, e a desburocratização das atividades de pesquisa, dentre outras questões,” declarou Marcus Vinicius.
Para concluir, o presidente do SINPAF prestou homenagem aos 30 anos da Fazendinha Agroecológica, como é chamado o sistema integrado de produção agroecológica, fruto das parcerias bem sucedidas das Embrapas Agrobiologia e Solos, da Pesagro-Rio (que também faz parte da base de representação sindical), da Universidade Federal Rural do RJ e seu Colégio Técnico.
Presente na solenidade, o diretor de Relações Institucionais, Zeca Magalhães, destacou a importância de a Diretoria Nacional estar presente nos estados e, principalmente, no Rio de Janeiro, que possui três unidades da Embrapa, além da Pesagro-Rio, que fazem parte das empresas de base do SINPAF.
“Um momento desses cria possibilidades de aproximação e articulação com os parlamentares locais, para que possamos fazer as discussões relacionadas à pesquisa e às necessidades das trabalhadoras e trabalhadores aqui da região. Ontem, por exemplo, conseguimos dialogar com as deputadas Élika Takimoto e Marina do MST, e já acertamos uma agenda, que será definida mais para frente, em busca de melhorar nossa interlocução com o parlamento local,” informou Zeca Magalhães.
Veja algumas fotos: