SINPAF e Casembrapa retomam diálogo sobre Reforma do Estatuto
Por: Camila Bordinha
Nesta segunda-feira (19), a Diretoria Nacional do SINPAF recebeu, na sede do sindicato, o diretor administrativo do Plano de Saúde da Embrapa (Casembrapa), Carlos Alberto Honorato da Silva.
Como representante dos trabalhadores e das trabalhadoras, indicado pelo SINPAF e pela Federação das Associações dos Empregados da Embrapa (FAEE), Honorato prestou esclarecimentos à diretoria do sindicato sobre a proposta de reforma estatutária da Casembrapa.
Na reunião, foram pontuadas algumas questões preocupantes para a categoria sobre o assunto, como exemplo:
- o multipatrocínio, que é a abertura da instituição para administrar planos de saúde de outras empresas e órgãos públicos;
- situação dos aposentados, que continuam pagando o plano proporcional à última referência salarial na qual pararam na empresa antes do afastamento;
- a criação de um plano família para atender beneficiários dos trabalhadores;
De acordo com Honorato, essas questões serão tratadas em reunião, que será agendada entre o sindicato e toda a diretoria do plano de saúde. “A participação do SINPAF nesse processo é importante para manter o melhor diálogo entre a instituição, a empresa e seus trabalhadores,” disse o diretor administrativo da Casembrapa.
O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, por sua vez, explicou que o Sindicato possui uma comissão, formada por membros representantes das cinco regiões brasileiras, que foi definida para tratar especialmente da reforma do estatuto do plano de saúde. Conforme ele afirmou, a comissão será acionada para as tratativas seguintes com a diretoria da Casembrapa.
“O Sindicato está sempre aberto ao diálogo com as instituições as quais os trabalhadores e as trabalhadoras se relacionam ou possuem benefícios. Mas estamos atentos, pois o nosso compromisso será sempre com a categoria, em busca de melhores condições e qualidade de vida,” reforçou Marcus Vinicius.
Também participaram da reunião, o vice-presidente do SINPAF, Julio Bicca; o secretário executivo, Marco Aurélio Feitosa; a diretora Centro-Oeste, Silvia Mara Belloni; e o diretor de Comunicação, Antônio Marcos Pereira.