SINPAF salienta importância de trabalhadores(as) na celebração dos 50 anos da Embrapa
Por: Priscila Barbosa Chagas
No dia 17 de agosto, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal e o diretor de Divulgação e Imprensa, Marcos Antônio Pereira, participaram da sessão especial em homenagem aos 50 anos da Embrapa. O evento aconteceu no Plenário Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), por iniciativa do deputado estadual Eduardo Salles (PP), que promoveu um espaço de reconhecimento à instituição e sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil.
Fundada em 1973, a Embrapa se destaca por desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical, assegurando ao país segurança alimentar, posição significativa no mercado internacional de alimentos, fibras e energia e geração de emprego e renda.
O deputado proponente, também engenheiro agrônomo, considerou o momento como histórico na Casa Legislativa baiana, fez um apanhado da agropecuária no Brasil e destacou a atuação da Embrapa.
“Ao longo desses mais de quinhentos anos não tivemos um único momento em que a agropecuária não foi um dos carros chefes desse país. Na colonização sofremos com a monocultura. Século passado o Brasil diminuiu a produção no campo e os centros urbanos cresceram com o surgimento do parque industrial, mas essa mudança não alterou nossa vocação agrícola. Na primeira metade do século XX, a indústria passou a ser a principal riqueza, mas a agropecuária também se beneficiou do avanço tecnológico e, em 1959, passou a ter a primeira indústria de tratores” relembrou. “Na Bahia haviam milhões de hectares sem cultivos, o cerrado era tido como terra estéril, mas a Embrapa chegou com força e capacidade técnica e transformou o cenário baiano, portanto, é uma honra sediar, há quarenta e oito anos a empresa em nosso estado, fazer história com o Vale São Francisco e estar engajado junto ao Executivo, Governo, SINPAF e demais instituições pela Agropecuária”, concluiu o parlamentar.
Diante do papel importante da empresa para a sustentabilidade ambiental, a subsistência da população mundial e geração de emprego, o presidente da entidade sindical que representa a categoria salientou a relevância da classe trabalhadora nos resultados e a atuação do Sindicato em defesa dos direitos sociais e trabalhistas.
“São muitas histórias de luta e resistência de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que se cruzam com a relevância da Embrapa. Se hoje a empresa possui expressão nacional e internacional é porque existem pessoas no campo, no administrativo, nas pesquisas, de ponta a ponta colocando sua força de trabalho”, pontuou. “O Sinpaf parabeniza pelos cinquenta anos e se compromete a seguir na defesa da empresa enquanto empresa pública, pertencente ao povo brasileiro, mas, principalmente com atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras que a constroem diariamente, contra a privatização e a precarização do trabalho”, finalizou Marcus Vidal, que recebeu os cumprimentos dos dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras, inclusive aposentados, presentes na solenidade.
A sessão pautou a produção e as importantes pesquisas realizadas pela empresa em todas as regiões em que atua, especialmente a Embrapa Mandioca e Fruticultura, situada em Cruz das Almas, local também sede da seção sindical do SINPAF.
O hall do plenário contou com a exposição e degustação de tecnologias desenvolvidas e produzidas no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos baiano, como mamão, aipim e banana chips, acerola, dentre outros.
A mesa do evento foi composta por representantes empresariais, governamentais, públicos, pesquisadores, parlamentares do Executivo e representantes da diretoria de toda a Embrapa.