Diretoria Nacional do SINPAF visita categoria da Embrapa e da Codevasf no Semiárido
Por: Camila Bordinha
Nesta semana, entre os dias 14 e 16 de agosto, a Diretoria Nacional do SINPAF participou de assembleias com trabalhadoras e trabalhadores de unidades da Embrapa e da Codevasf em Juazeiro e Petrolina, que fazem parte do Semiárido brasileiro.
O presidente Marcus Vinicius Sidoruk Vidal; o diretor Jurídico suplente, Diego Pereira Viegas; a diretora de Políticas Sociais e Cidadania; Franciana Belaver, o diretor de Saúde do Trabalhador, Pedro Melo; o diretor de Formação Sindical, Jorge Vidal; o diretor Regional Nordeste, Orlando Oliveria; e o diretor suplente de Relações Institucionais, Paulo Roberto Santos, fizeram parte da comitiva da Diretoria Nacional, que se dividiu entre as participações nas visitas à Embrapa Semiárido e às 3ª e 6ª Superintendências Regionais (SR) da Codevasf.
Leia abaixo o resumo da participação da Diretoria em cada local.
ASSEMBLEIA NA EMBRAPA SEMIÁRIDO
Na segunda-feira (14), a comitiva o SINPAF participou de uma assembleia realizada pela Seção Sindical Embrapa em Petrolina, em Pernambuco, onde foi esclarecido o processo do Acordo Coletivo 2023-2024, assim como atualizaram informações sobre ações jurídicas e sobre o saldamento do Plano BD da Embrapa, administrado pela Ceres – fundação de previdência complementar.
SALDAMENTO – De acordo com o diretor Diego Viegas, o SINPAF provocou a Ceres de forma administrativa, com o envio de uma carta para que se manifeste até o dia 23 de agosto. Ainda conforme explicou à categoria, em paralelo, já está s providenciando uma ação judicial para que o processo seja paralisado até que a situação seja discutida com a categoria, pois todas as informações recebidas pelo Sindicato da Ceres são de forma oral e extraoficiais.
Diego também explicou que o saldamento, conforme explicações da Ceres, se trata do encerramento de uma das modalidades, que é do plano de Benefício Definido (BD), encaminhado pela Embrapa para resolver o problema daqueles companheiros que têm os pré-requisitos para receber a aposentadoria, mas seguiram trabalhando e contribuindo, sem que essa contribuição se reverta para o seu benefício, assim como também a contrapartida da empresa também.
“Há dois anos, a Ceres começou a buscar alternativas para a situação com a Embrapa e a Previc, na qual empresa encaminhou para o saldamento, que na verdade, encerra essa modalidade de Benefício Definido (BD). Nesse caso, as pessoas que já atingiram 100% param de contribuir e, quando chegam à idade e ao desligamento da empresa, recebem o valor integral. E aqueles que ainda não chegaram aos 100% de contribuição receberiam de forma proporcional ao que contribuíram, com descontos, por exemplo, como aqueles colegas que pagam a joia,” explicou o diretor jurídico.
“Mas não temos como assegurar nenhuma dessas informações, pois não temos nada por escrito, existem várias lacunas e dúvidas,” ressaltou Diego Viegas aos trabalhadores e trabalhadoras.
Veja as fotos:
27 ANOS DA SEÇÃO SINDICAL CODEVASF JUAZEIRO
A diretoria do SINPAF foi convidada para participar, na terça-feira (15), do Seminário “SINPAF Codevasf 6ª SR: 27 anos de lutas e conquistas.” Na ocasião, o presidente da Seção Sindical Juazeiro, João Coimbra, entregou a Comenda Bárbara Pereira de Alencar para diversos trabalhadores e trabalhadoras, entre ex-dirigentes, diretoria nacional e filiados, que contribuíram para o fortalecimento da instituição sindical local.
Além das homenagens, a tarde o evento também contou com palestras de assuntos sobre organização sindical e, ainda, discussões acerca do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2024, pelo presidente do SINPAF, Marcus Vinicius, e atualizações de ações judiciais acionadas pelo Sindicato em favor da categoria, pelo diretor jurídico Diego Viegas.
Veja fotos:
SINPAF NA CODEVASF PETROLINA
Na manhã de quarta-feira (16), a Diretoria Nacional do SINPAF seguiu para a 3ª SR, em Petrolina-BA, onde participou de uma assembleia e conversou com os trabalhadores e trabalhadoras esclarecendo dúvidas sobre as negociações do ACT 2023-2024 e ações jurídicas, dentre as quais a dos 75 anos e a das letrinhas.
À tarde a Diretoria Nacional se reuniu com o novo Superintendente da 3ª SR, Edilázio Wanderley de Lima Filho, que tem origem sindical. Na reunião, a diretoria relatou os impasses com a Codevasf nas reivindicações da categoria para o ACT, tanto em cláusulas sociais quanto econômicas.
A comissão do SINPAF também levou ao superintendente a situação da demissão dos trabalhadores e das trabalhadoras a partir de 75 anos, pois empresa quer desligar estes empregados até o dia 31 de agosto.
“O superintendente foi muito sensível às nossas causas e se comprometeu a ligar para o presidente da Codevasf para levar esses nossos pleitos,” informou o presidente Marcus Vinicius.
Veja as fotos: