Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF prepara ação jurídica devido ao saldamento do plano de previdência dos trabalhadores da Embrapa

7 de agosto de 2023
Por: Camila Bordinha

O saldamento do Plano de Previdência de Benefício Definido (Plano BD) das trabalhadoras e dos trabalhadores da Embrapa, administrado pela Ceres (fundação de seguridade social de previdência complementar), será objeto de ação jurídica do SINPAF.

A informação é do diretor jurídico do SINPAF, Adilson F. Mota, que explicou que a ação está em construção, após ter sido aprovada por maioria dos delegados e delegadas do 13º Congresso do SINPAF em junho deste ano.

O processo de extinção do plano BD já ocorre desde 2007, quando parou de receber novas adesões. Com o saldamento, a Ceres passará a calcular o benefício dos participantes proporcionalmente à sua contribuição acumulada, como explicou o presidente da Ceres, José Roberto Rodrigues Peres, durante o Congresso do Sindicato.

O problema tem tirado o sono de trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa pois, ao escolher aderir a um plano de previdência, a pessoa busca garantir um benefício após o seu desligamento da empresa devido à aposentadoria. É um investimento para a sua segurança e estabilidade financeira futura.

Mas o que realmente tem causado insegurança aos participantes é a falta de transparência da administradora e de informações mais precisas quanto ao saldamento e à transição para o outro plano (Flex Ceres), caso o(a) trabalhador(a) venha a aderir, bem como a maneira como as informações estão sendo prestadas, com ausência de clareza.

“Entendemos que a situação causa angústia e preocupação aos trabalhadores e trabalhadoras, mas o jurídico tem trabalhado sempre buscando amadurecer as suas ações de forma que seja possível prestar a melhor defesa dos interesses dos filiados e filiadas. O SINPAF irá sim defender os nossos filiados nesta causa, com a melhor defesa possível,” confirmou Adilson F. Mota.

Leia mais