Presidente Lula: a Codevasf ainda é refém do bolsonarismo; trabalhadores e trabalhadoras querem respeito!
Por: Camila Bordinha
A Diretoria Executiva da Codevasf ainda continua a mesma indicada pelo governo bolsonarista e seus aliados. É lamentável e decepcionante ver que as irregularidades da gestão anterior estão totalmente asseguradas e continuarão a manchar a empresa, que tem seu nome cada vez mais vinculado ao centrão. Os escândalos não param!
Criada em 1974 com o objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio do aproveitamento dos recursos hídricos do Rio São Francisco, em 2019, a Codevasf contava com 57 projetos de irrigação, 31 em plena operação e 22 em fase de implantação ou estudos. Esses números lhe credenciada como a grande companhia de desenvolvimento rural, com vários polos distribuídos no Nordeste brasileiro.
Mas, infelizmente, assistimos o último governo desvirtuar totalmente a missão principal dessa empresa pública, transformando-a numa concessionária de veículos, equipamentos e diversos bens, além de enveredar pelo setor de pavimentação asfáltica. Agora, ela atende municípios desde o Norte de Minas Gerais até Roraima, e passou de uma área de atuação de 670 mil km² (há 48 anos) para 3,11 milhões de km2 (em 2022), o que representa mais de 36% do território nacional.
Com tudo isso, a empresa transformou-se em alvo de diversas inspeções do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União, o que a inscreveu no relatório de empresas de alto risco da administração pública.
Agora, o novo governo quer propor o aumento de superintendências para acomodar aliados em Pernambuco e Minas Gerais, além da manutenção do desvio da missão da Codevasf, iniciada no governo Bolsonaro com a ampliação da sua área de atuação.
As indicações dos superintendentes também não atendem aos anseios dos trabalhadores e trabalhadoras e mantêm a Codevasf como mera moeda de troca com os pseudoaliados do governo atual, que estão comprometidos tão somente com o escoamento de verbas públicas, via emendas parlamentares, para atender interesses pessoais e eleitoreiros.
As trabalhadoras e os trabalhadores querem desenvolver suas funções com dignidade e não mais serem olhados com desconfiança. Nós somos os verdadeiros responsáveis por desenvolver a missão da empresa, em prol dos brasileiros e brasileiras. Não podemos continuar sendo confundidos com os surrupiadores do patrimônio público!
As trabalhadoras e os trabalhadores da Codevasf querem respeito!
Fora Gestão Marcelo!