SINPAF cobra informações à Ceres sobre saldamento do Plano BD
Por: Camila Bordinha
A Diretoria Nacional do SINPAF se reuniu com o presidente da Fundação de Seguridade Social que atende aos empregados da Embrapa (Ceres), José Roberto Rodrigues Peres, junto com sua diretoria e assessoria, para buscar informações sobre o saldamento do Plano Embrapa Básico.
O plano da modalidade Benefício Definido (BD) foi criado em 1979 e fechado para novas adesões em maio de 2007, quando foi implantado o plano FlexCeres. Recentemente, foi anunciado o seu saldamento que, de acordo com a diretoria da Ceres, já foi aprovado pela Embrapa e pelo Conselho de Administração (Consad).
Conforme explicado ao SINPAF, a proposta de saldamento ainda será encaminhada para a Secretaria de Coordenação das Estatais (Sest), do Ministério da economia, e depois disso será encaminhada para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que é o órgão que supervisiona as entidades de previdências privadas fechadas no Brasil.
A Diretoria Nacional do SINPAF solicitou documentos sobre o saldamento para analisar os possíveis impactos para os trabalhadores e trabalhadoras do Plano BD.
Na oportunidade, o presidente da Ceres também foi convidado pela Diretoria Nacional do Sindicato para compor uma mesa sobre previdência no 13º Congresso Nacional do SINPAF (2 a 4 de junho), para que possa discorrer sobre o assunto e tirar dúvidas da categoria.