SINPAF marca presença no Plenário da Câmara para homenagem aos 50 anos da Embrapa
Por: Larissa Sarmento
A manhã desta terça-feira (25) foi de homenagens aos 50 anos da Embrapa no Plenário da Câmara dos Deputados. O SINPAF participou da sessão solene que aconteceu na casa e garantiu seu momento de fala.
A sessão foi presidida pelo Deputado Sérgio Souza (MDB/PR), um dos proponentes do evento em parceria com o Deputado Gilvan Máximo (Republicanos/DF) e a Deputada Juliana Cardoso (PT/SP), que não pôde estar presente.
Em seu discurso, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, ressaltou que o crescimento da Embrapa e da pesquisa agropecuária no país só foi possível graças ao investimento público e aos profissionais que compõem o seu quadro: pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes. “Os trabalhadores e trabalhadoras são os maiores responsáveis pela construção da Embrapa ao longo de seus 50 anos de existência”, completou.
O sindicalista ainda destacou os desafios que vêm sendo encontrados pelos trabalhadores ao longo da trajetória da empresa e que precisam ser vencidos como: a necessidade de ampliação do orçamento para investimentos e manutenção, a realização de novo concurso público, a tentativa de adoção da terceirização, que afeta a qualidade da pesquisa, a burocratização das decisões e o assédio moral organizacional e institucional dentro da empresa. E aproveitou a presença do atual presidente da empresa, que também estava compondo a mesa, e deixou um recado: “a Embrapa é maior que suas gestões.”
Dezenas de trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa Cerrados também estiveram no plenário para a sessão vestidos com camisetas contra a terceirização e a favor de novo concurso público e por uma Embrapa Pública Democrática e Inclusiva.
A pesquisadora Silvia Massruhá, que será a nova presidenta da Embrapa, que também estava compondo a mesa, falou em seu discurso que a história da empresa é feita pela dedicação de seus funcionários. Destacou ainda a necessidade da empresa trabalhar na perspectiva do desenvolvimento sustentável nas dimensões ambiental, social e econômica, além da importância de verificar a redução das desigualdades no campo “para que o conhecimento e a inovação tecnológica em pesquisa alcance o pequeno, o médio e o grande produtor rural”, afirmou.
Outros 12 deputados subiram à tribuna para discursar sobre a importância da Embrapa, a necessidade de mais investimentos para pesquisa agropecuária e manutenção da empresa pública para o país.