
DEFINIÇÃO DE PERFIL PARA COMPOR AS DIRETORIAS DA EMBRAPA E DA CODEVASF
Por: Larissa Sarmento
A Diretoria Nacional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), resguardando sua autonomia e independência, não indicará nomes para a composição das diretorias da Embrapa e da Codevasf.
Contudo, ciente do compromisso que tem com a defesa das empresas públicas e da categoria que representa, a Diretoria Nacional decidiu traçar um perfil que os postulantes a presidente e diretores dessas empresas devem possuir como condição mínima para ocuparem tais cargos.
Dessa forma, a DN relaciona onze características e compromissos que um eventual dirigente, tanto da Embrapa, como da Codevasf, deve ter:
– Ser funcionário do quadro próprio da empresa e comprometido com a agenda do novo Governo;
– Resgatar o papel da empresa como uma empresa estatal e pública, de propriedade do povo brasileiro;
– Inserir a empresa nas ações emergenciais de políticas públicas para contribuir com um plano de combate à fome pela qual passam mais 33 milhões de brasileiros;
– Recompor o orçamento público da empresa, fazendo com que as emendas parlamentares estejam relacionadas com a missão da empresa e tenham papel secundário nessa recomposição;
– Promover maior transparência e fim do aparelhamento político da empresa;
– Ampliar o Conselho de Administração da empresa para que os trabalhadores e os diferentes segmentos da sociedade estejam representados de forma mais efetiva;
– Realizar, no curto prazo, concurso público para todos os níveis da empresa e fazer revisão do plano de cargos e salários.
– Deter um nível de conhecimento técnico, científico e político das ações das empresas que propiciem levar a cabo a efetiva missão das mesmas.
– Promover um processo de consulta interna ampla com os funcionários, entidades, órgãos e as comunidades a que se destinam suas ações.
– Na Embrapa, ter o compromisso de não só de trabalhar com a agricultura tradicional, mas com a agroecologia, com a agricultura familiar, com os quilombolas, com os povos originários e com os assentamentos da reforma agrária.
– Na Codevasf, ter o compromisso de restabelecer sua atuação indutora do desenvolvimento regional sustentável, promotora da irrigação e da revitalização das bacias hidrográficas.
A Diretoria Nacional do Sinpaf entende que esses pontos elencados estão de acordo e são fundamentais para a construção de uma Embrapa e de uma Codevasf como empresas Públicas, Democráticas e Inclusivas.
DIRETORIA NACIONAL DO SINPAF