Seções sindicais da Codevasf debatem propostas de resgate da empresa
Por: Larissa Sarmento
O segundo dia de Reunião da Diretoria Regional Nordeste do SINPAF com as diretorias das Seções Sindicais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que ocorreu neste sábado (10), começou com a apresentação do diretor jurídico suplente do SINPAF, Diego Viegas.
Com o auxílio da analista jurídica do SINPAF Lilianne Galvão, a pasta apresentou as ações que estão em andamento no sindicato em relação a Codevasf. Os dirigentes presentes aproveitaram para tirar dúvidas e debater sobre os rumos do próximo Acordo Coletivo de Trabalho.
A reunião contou com a visita de um dos coordenadores do grupo de trabalho de Desenvolvimento Regional para o Governo de Transição de Lula, Jonas Paulo. O convidado falou sobre o documento final elaborado para o novo governo com análises e propostas de programas para os órgãos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Regional como a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e a Codevasf.
Jonas, que já foi diretor da Codevasf (2003-2010), destacou que é importante restabelecer as funções originárias da empresa, assim como dos demais órgãos citados e resgatar o papel indutor dessas instituições, que vêm sofrendo com o desmonte institucional.
Segundo Jonas, esse é um seminário rico, pois “oportunizou debater com lideranças que conhecem a empresa, a região, e sabem da importância do seu corpo técnico, da sua capacidade de desenvolver e elaborar projetos, para o desenvolvimento da região onde atuam”.
“Foi uma alegria trazer os informes da transição de governo e ao mesmo tempo ouvir dos dirigentes sindicais as ansiedades, inquietudes e propostas para o novo momento político que vamos viver. É importante que o corpo funcional da Codevasf coloque suas aspirações para reconstruir a verdadeira missão da empresa”, ressalta.
Encaminhamentos
O encontro, que durou dois dias na cidade de Salvador, foi importante para a categoria de trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf, pois conseguiu tirar encaminhamentos, traçar estratégias e desenvolver um cronograma de ações das seções sindicais.
Também foram criadas comissões para elaboração de propostas de um novo plano de cargos e salários e a preparação para o novo Acordo Coletivo de Trabalho.
De acordo com o diretor da Região Nordeste do SINPAF, Orlando Silva, o evento foi um sucesso, pois as seções sindicais presentes puderam expor todas as suas demandas para a Diretoria Nacional do sindicato, o que faz com que o trabalho possa ser executado com mais eficiência. “Além de discutirmos as questões relacionadas à luta sindical, também discutimos o papel da Codevasf que passa por uma fase muito difícil. Pretendemos resgatar a credibilidade da empresa e preservar a ação de desenvolvimento regional dela”.
Segundo o diretor suplente da Região Nordeste do SINPAF, Antônio Lelis, a reunião conseguiu identificar problemas históricos existentes na Codevasf e com isso começar a vislumbrar uma nova perspectiva para a empresa. “A presença de Jonas Paulo nos deu uma clarividência maior do que podemos construir daqui para frente para resgatar essa valorosa empresa que contribuiu muito e vai continuar contribuindo com o combate à fome no Brasil e trabalhando para o resgate do desenvolvimento da região Nordeste”, afirma.
Para a presidente da Seção Sindical Montes Claros, Vera Lafetá, esse encontro foi uma oportunidade para discutir diversos assuntos como a conjuntura política atual e como ela influencia no trabalho executado pela Codevasf, além das questões relacionadas aos trabalhadores da empresa como a necessidade de haver uma revisão no plano de cargos e salários. “A sugestão é que essa reunião possa se repetir a cada semestre pra gente elencar as dificuldades de cada seção sindical e chegar num ponto que beneficie todos nós trabalhadores da Codevasf”.
O evento foi bastante proveitoso, segundo o presidente da Seção Sindical Aracaju, Jorge Vidal, por proporcionar a reunião de dirigentes do SINPAF que fazem parte da Codevasf e promover importantes debates com convidados. “Aprendemos muito com as palestras tanto do companheiro da CUT, quanto do Jonas Paulo, que fez uma explanação excelente mostrando como está a situação da Codevasf atualmente. Ficou claro para nós que temos um grande desafio pela frente”, completa.
Também participaram o presidente nacional do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, os diretores da Diretoria Nacional Dione Melo, José Magalhães, Paulo Roberto e os presidentes das Seções Sindicais Codevasf: José Roberto Rodrigues (Sede); Pedro Melo (Penedo); e Celso Torres (Teresina).