Sem proposta de índice, Embrapa e SINPAF seguem negociando as cláusulas suspensas do ACT 2022-2023
Por: Rogério Rios
Ainda no início da reunião de negociação do ACT Embrapa 2022-2023, a Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF cobrou da Embrapa um índice de reajuste. Porém, a comissão da empresa não apresentou nenhuma proposta, novamente, e continuou alegando que ainda está tratando o assunto com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Públicas (Sest), do Ministério da Economia.
A CNN do SINPAF lamentou a falta de empenho da diretoria da Embrapa. “Chegamos na nona rodada de negociação e não existe uma resposta objetiva da diretoria executiva. Por isso, acreditamos que a empresa deva ter mais dedicação e mais responsabilidade com seus trabalhadores e trabalhadoras,” afirmou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.
Com a negativa sobre o índice, as comissões seguiram debatendo as cláusulas que a empresa solicitou suspensão para análise das áreas técnicas, já que existe a necessidade jurídica de se esgotar a negociação em caso de seguir para uma conciliação ou dissídio na justiça do trabalho.
Uma preocupação colocada pelo membro da Comissão, Neio Lúcio, representante da Região Sudeste, foi com a retroatividade do pagamento do reajuste, caso haja demora. De acordo com o ele, “quanto mais demora, mais se acumulam as perdas, caso não seja garantida a retroatividade à data-base (1º de maio).”
As próximas reuniões ficaram marcadas para a 29 e 30 de agosto às 14h e 20 de setembro das 9h às 17h.
MOBILIZAÇÃO – A Diretoria Nacional do SINPAF tem realizado visitas presenciais nas Seções Sindicais e unidades da Embrapa, em todas as regiões brasileiras, por meio do projeto SINPAF Pelo Brasil.
A comitiva formada pelo presidente nacional do SINPAF e por diretores das regiões segue explicando à base da categoria sobre as negociações do ACT e as mudanças ocorridas com o projeto de reestruturação que promove o desmonte da Embrapa.
O objetivo é mobilizar a categoria para convocações que poderão ser feitas pela Sindicato em busca de melhores condições para o acordo coletivo.