Sinpaf realiza curso de formação sindical voltado à compreensão da sociedade
Por: Thayná Cavalcante
Nos dias 15 e 16 de agosto (sábado e domingo), o Sinpaf realizou o curso de formação sindical “Como funciona a sociedade”. A formação aconteceu em Brasília e contou com a participação de 25 pessoas.
Durante a programação foram debatidos, pelo monitor Antônio Carlos (Jacaré), do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio, temas como a sociedade em que vivemos, riqueza e pobreza, trabalho e valor, exploração capitalista, salário, mais-valor e acumulação capitalista, organização das sociedades, Estado e ideologia.
Jacaré destacou que a atividade integra um programa de formação mais amplo, realizado tanto sob demanda quanto em edições anuais em São Paulo. Segundo ele, a atividade busca qualificar a atuação e organizar a crítica daqueles que estão envolvidos no movimento sindical na luta pelo direito dos trabalhadores.
Para o diretor de formação sindical do Sinpaf, Jorge Severo da Costa, a promoção de cursos como este é essencial para fortalecer a organização sindical, a formação política e a luta por direitos. “Precisamos resgatar lideranças do meio sindical. Muitos dirigentes nunca tiveram formação e não têm noção da luta ou de um acordo coletivo. Em empresas públicas, negociar é diferente do setor privado: lidamos com diretorias, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), governo e ministérios. Muitos estão despreparados, por isso precisamos desses cursos. Os dois dias foram excelentes, todos gostaram e parabéns ao instrutor”, destacou.
De acordo com o presidente do Sinpaf, Jean Kleber de Sousa Silva, quanto mais preparado teoricamente o representante está, melhor consegue colocar em prática. “Por isso, nossa gestão pretende realizar ao menos dois cursos de formação em cada região do país até o ano de 2028. Já retomamos o primeiro módulo, ‘Como funciona a sociedade’, na região Centro-Oeste, e em breve divulgaremos o cronograma para as demais regiões”, disse.



