SINPAF realiza nesta quarta-feira, 12/11, roda de conversa na Agrizone, na COP30
Por: Gisliene Hesse
Nesta quarta-feira, 12/11, o SINPAF realiza SINPAF debade sobre a transição justa na Agrizone, a Casa da Agricultura Sustentável na COP30. O debate tratará dos impactos da transição ecológica no mundo do trabalho, mas também abordarão soluções concretas, como articulação sindical e inclusão produtiva, contribuindo para a agenda de sociobioeconomia da conferência. Confira abaixo a agenda e as integrantes das discussões.
ASSISTA AO VIVO AGORA!
A proposta do SINPAF, intitulada “Transição Justa e Unificação de Lutas: o trabalho no centro das transformações”, foi selecionada em edital da Embrapa. Lançada em setembro de 2025, a iniciativa reforça o papel dos(as) trabalhadores(as) da pesquisa agropecuária na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e ambientalmente responsável.
“Estamos levando a voz da base para o palco mundial, vamos mostrar que a transição sustentável só é viável com trabalho digno e participação coletiva”, afirma Jean Kleber Silva, presidente do SINPAF.
“Nossa participação é muito importante, pois temos a informação de que 40% dos empregos globais (dados da OIT) dependem de um ambiente saudável e estável. As atividades na agricultura sofrem os impactos da crise climática. Precisamos garantir que as condições de trabalho não sejam afetadas e que a transição justa ocorra”, destaca Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, diretor suplente de ciência e tecnologia do SINPAF.
A ação fortalece a defesa de trabalhadores(as) da pesquisa e do desenvolvimento agropecuário, posicionando o sindicato como agente de transformação social e ambiental. O SINPAF é responsável para organização de uma roda de conversa e terá como mediadores Jean Kleber e Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

Roda de Conversa
12 de novembro | 10h às 11h30
Kamila Camilo
Empreendedora social, fundadora do Instituto Oyá e da Creators Academy, que conecta influenciadores e movimentos de base. Integra os conselhos dos Institutos Talanoa e Igarapé e atua com a GainForest em soluções climáticas baseadas em dados e IA.
Renata Belzuces dos Santos
Economista e socióloga (UNESP), mestra em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP) e doutora pela USP. Técnica do DIEESE desde 2007, integra a Escola DIEESE e atua na relação entre Trabalho e Meio Ambiente.
Nalva Faleiro
Petroleira da Petrobras há 18 anos, mestre em Química e dirigente sindical. Diretora de Saúde, Segurança, Tecnologia e Meio Ambiente do Sindipetro-RS e da FUP. Ela também integra o Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras. Atua na defesa da categoria e na transição energética justa e popular.
Luane do Espírito Santo Melo Vilarinho
Agroextrativista e presidenta da Associação dos Moradores Extrativistas da Ilha Cajuúbinha (AMEIC), no PAE Ilha Cajuúbinha, em Muaná (PA). Liderança comunitária na defesa do território e dos modos de vida tradicionais.
Faça seu credenciamento pelo link : https://embrapa.agrizone.app.br
O que é a Agrizone e por que ela importa?
Criada pela Embrapa, a Agrizone funciona como a “Casa da Agricultura Sustentável Brasileira” e será sediada na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém. Inspirada nas Blue Zone (negociações diplomáticas) e Green Zone (diálogo com a sociedade civil), esse terceiro espaço inovador conecta ciência, setor produtivo, movimentos sociais e saberes tradicionais. De 10 a 21 de novembro, a Agrizone servirá como vitrine para soluções que unem produção de alimentos à preservação ambiental, com foco em desafios como soberania alimentar e adaptação climática na Amazônia.
Programação completa da Agrizone
Raízes na Luta Sindical: das Plenárias à Arena Internacional
O SINPAF priorizou o tema “transição justa” nas plenárias regionais e nacional de 2025. Jean Kleber da Silva integrou todas as mesas sobre o assunto, culminando na assinatura da “Carta Compromisso da Classe Trabalhadora para uma Transição Justa”. O documento, assinado por delegados e delegadas, reafirma o compromisso da categoria em promover uma economia sustentável planejada e inclusiva, sem comprometer direitos ou precarizar o trabalho.
Veja a Carta aqui
“Ao contrário de políticas que devastam, nós queremos mostrar caminhos reais: a transição sustentável é a resposta de quem produz conhecimento e defende a vida na base. Estar na Agrizone é levar essa luta para um dos maiores palcos do planeta. O SINPAF se une a todos os movimentos sociais, que direta ou indiretamente têm relação com a proteção do meio ambiente e estarão presentes. Nós não poderíamos estar ausentes, haja vista nossa base de atuação”, completa Jean Kleber.
Mais sobre as atividades do SINPAF NA COP30
O SINPAF está em Belém, Pará, para participar de uma série de eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que iniciou na última segunda-feira, 10 de novembro. A presidência e a diretoria de Ciência e Tecnologia SINPAF estão presentes na Agrizone e irão participar de eventos da Cúpula dos Povos, espaço de articulação e resistência que reúne comunidades indígenas, tradicionais e periféricas para defender justiça social e ambiental. O evento segue até 21/11.

