
SINPAF se reúne com a categoria em Aracaju-SE e Cruz das Almas-BA
Por: Camila Bordinha
Dando continuidade ao circuito de assembleias e reuniões com a base, a Diretoria Nacional (DN) do SINPAF esteve presente nas unidades de Aracaju, Sergipe, e Cruz das Almas, na Bahia, nos dias 4 e 7 de abril, respectivamente. O objetivo é fortalecer o diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras, esclarecer dúvidas sobre temas relevantes do Sindicato e ampliar a mobilização por meio da nova Campanha de Filiação.
Aracaju-SE: Embrapa Tabuleiros Costeiros e 4ª SR da Codevasf
Na manhã de sexta-feira (4/4), a DN participou de uma assembleia na Embrapa Tabuleiros Costeiros, convocada pela Seção Sindical Aracaju. Os principais temas debatidos foram os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) e as ações jurídicas em andamento.
Entre os pontos mais discutidos, destacou-se a cláusula do ACT que trata do reconhecimento da escolaridade para assistentes e técnicos da Embrapa – uma demanda antiga da categoria e que ganhou força na unidade, que é reduto de um forte movimento pró-reconhecimento de escolaridade e tem como uma das protagonistas a filiada Aparecida Santana, assistente na unidade. Os trabalhadores e trabalhadoras elogiaram a atuação da Diretoria Nacional e da Comissão Nacional de Negociação (CNN), especialmente pela firmeza na defesa dessa conquista.
No campo jurídico, a Ação referente à Lei Complementar 173/20 — que busca garantir o pagamento retroativo de benefícios por tempo de serviço congelados entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 — foi amplamente abordada. Também houve grande interesse sobre o saldamento do Plano de Previdência BD da Ceres, com foco no Plano Flex Ceres, tema que gerou diversos questionamentos por parte da base.
Na parte da tarde, a DN se dirigiu à 4ª Superintendência Regional da Codevasf, também em Aracaju. No local, a Diretoria apresentou os resultados da pesquisa sobre Saúde dos(as) Trabalhadores(as) do SINPAF, realizada pelo Diesat, e reforçou a importância da Campanha de Filiação. Além disso, foram prestados esclarecimentos sobre as ações judiciais em curso e os próximos passos da negociação com a Codevasf, caso a empresa não apresente uma proposta condizente com as demandas da categoria. A mediação com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) está marcada para o próximo dia 12 de abril.
Cruz das Almas-BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura
Na segunda-feira (7/4), a DN esteve na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas-BA. A visita teve como foco a apresentação da Campanha de Filiação, a divulgação do documentário “A Luta Continua” — já disponível no canal TV SINPAF, no YouTube — e atualizações sobre o ACT, ações jurídicas e orçamento da empresa.
Mais uma vez, os ACTs e os processos jurídicos foram os temas que despertaram maior interesse entre os trabalhadores e trabalhadoras. Também surgiram relatos preocupantes sobre casos de assédio moral na unidade, os quais foram ouvidos com atenção pela DN, que reafirmou o compromisso do Sindicato com o combate a esse tipo de prática.