Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Sobre a crise política do país

18 de março de 2016
Por: Rogério Rios

O aprofundamento da crise política no Brasil e o acirramento dos ânimos por causa de uma série de notícias divulgadas na imprensa nacional e internacional tem causado grande instabilidade e ameaça ao Estado Democrático de Direito.

Entre os fatores que afetam a estabilidade democrática do País estão o agravamento da crise econômica, novas ações da operação Lava Jato e as enormes manifestações realizadas nos últimos dias.

Diante desse cenário, o SINPAF vê com grande preocupação a dimensão da disputa de poder político que ameaça a democracia e a garantia de direitos e, ainda, gera instabilidade para o Brasil e para os trabalhadores.

A Diretoria Nacional não admite a fragmentação ou a partidarização das discussões, mas sim que se faça uma análise com intensidade das consequências para sociedade, para a classe trabalhadora e para o futuro das empresas que compõem a base do SINPAF.

Os desafios, agora, são enormes. Não há tempo para análises simplistas e respostas fáceis, o caminho para o futuro precisa ser construído pelo conjunto da classe trabalhadora com um amplo diálogo, o que só pode ser feito nos marcos de defesa e ampliação da democracia e da garantia da legalidade.

 

Debate nas bases

A Diretoria nacional orienta a todos as Seções Sindicais que promovam o debate político em suas bases com enfoque às possíveis consequências aos trabalhadores diante da crise política e econômica pela qual passa o País.

Entendemos que todos os casos de corrupção e desmandos devem ser investigados e os culpados punidos, mas também entendemos que é extremamente necessária a preservação da democracia brasileira.

Leia mais