Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF participa de Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho

23 de junho de 2016
Por: Rogério Rios

Diretores de Saúde do Trabalhador do SINPAF participam, nesta semana (21 a 23/6), do 18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, em Porto Alegre-RS, promovido pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR). A ISMA-BR é uma associação internacional, sem fins lucrativos, que se dedica à pesquisa e ao tratamento do estresse.

Combate à corrupção, reforma da previdência, valorização do servidor e combate às várias formas de assédio também foram temas amplamente debatidos durante o evento.

De acordo com o Diretor Nacional do SINPAF, Nilson Carrijo, “criar programas de bem-estar no ambiente laboral é cada vez mais imprescindível. Precisamos refletir sobre três questões básicas: O que é preciso para manter um profissional saudável na empresa? Como estão funcionando os programas de qualidade de vida no trabalho? E quanto custa o adoecimento de empregados?

“Várias empresas públicas costumam retirar o trabalhador que está com alto nível de estresse para fazer exercícios físicos momentaneamente. Porém, em seguida o trabalhador retorna para o mesmo ambiente de trabalho. Essa prática não resolve o problema. É preciso eliminar o causador da doença”, explicou o diretor.

Outro ponto que Carrijo compartilhou no evento foi o projeto da Rede Viva, que pretende preparar o trabalhador da Embrapa para a aposentadoria. “Precisamos colocar em prática o mais rápido possível. Já existem estudos comprovando que pessoas que não foram preparadas para a inatividade estão ficando depressivas”, concluiu.

Leia mais