Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Seções sindicais da Codevasf debatem propostas de resgate da empresa
Seções sindicais da Codevasf debatem propostas de resgate da empresa

Seções sindicais da Codevasf debatem propostas de resgate da empresa

12 de dezembro de 2022
Por: Larissa Sarmento

O segundo dia de Reunião da Diretoria Regional Nordeste do SINPAF com as diretorias das Seções Sindicais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que ocorreu neste sábado (10), começou com a apresentação do diretor jurídico suplente do SINPAF, Diego Viegas.

Com o auxílio da analista jurídica do SINPAF Lilianne Galvão,  a pasta apresentou as ações que estão em andamento no sindicato em relação a Codevasf. Os dirigentes presentes aproveitaram para tirar dúvidas e debater sobre os rumos do próximo Acordo Coletivo de Trabalho.

A reunião contou com a visita de um dos coordenadores do grupo de trabalho de Desenvolvimento Regional para o Governo de Transição de Lula, Jonas Paulo. O convidado falou sobre o documento final elaborado para o novo governo com análises e propostas de programas para os órgãos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Regional como a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e a Codevasf.

Jonas, que já foi diretor da Codevasf (2003-2010), destacou que é importante restabelecer as funções originárias da empresa, assim como dos demais órgãos citados e resgatar o papel indutor dessas instituições, que vêm sofrendo com o desmonte institucional.

Segundo Jonas, esse é um seminário rico, pois “oportunizou debater com lideranças que conhecem a empresa, a região, e sabem da importância do seu corpo técnico, da sua capacidade de desenvolver e elaborar  projetos, para o desenvolvimento da região onde atuam”.

“Foi uma alegria trazer os informes da transição de governo e ao mesmo tempo ouvir dos dirigentes sindicais as ansiedades, inquietudes e propostas para o novo momento político que vamos viver. É importante que o corpo funcional da Codevasf coloque suas aspirações para reconstruir a verdadeira missão da empresa”, ressalta.

 

Encaminhamentos

O encontro, que durou dois dias na cidade de Salvador, foi importante para a categoria de trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf, pois conseguiu tirar encaminhamentos, traçar estratégias e desenvolver um cronograma de ações das seções sindicais.

Também foram criadas comissões para elaboração de propostas de um novo plano de cargos e salários e a preparação para o novo Acordo Coletivo de Trabalho.

De acordo com o diretor da Região Nordeste do SINPAF, Orlando Silva,  o evento foi um sucesso, pois as seções sindicais presentes puderam expor todas as suas demandas para a Diretoria Nacional do sindicato, o que faz com que o trabalho possa ser executado com  mais eficiência. “Além de discutirmos as questões relacionadas à luta sindical, também discutimos o papel da Codevasf que passa por uma fase muito difícil. Pretendemos resgatar a credibilidade da empresa e preservar a ação de desenvolvimento regional dela”.

Segundo o diretor suplente da Região Nordeste do SINPAF, Antônio Lelis, a reunião conseguiu identificar problemas históricos existentes na Codevasf e com isso começar a vislumbrar uma nova perspectiva para a empresa. “A presença de Jonas Paulo nos deu uma clarividência maior  do que podemos construir daqui para frente para resgatar essa valorosa empresa que contribuiu muito e vai continuar contribuindo com o combate à fome no Brasil e trabalhando para o resgate do desenvolvimento da região Nordeste”, afirma.

Para a presidente da Seção Sindical Montes Claros, Vera Lafetá, esse encontro foi uma oportunidade para discutir diversos assuntos como a conjuntura política atual e como ela influencia no trabalho executado pela Codevasf, além das questões relacionadas aos trabalhadores da empresa como a necessidade de haver uma revisão no plano de cargos e salários.  “A sugestão é que essa reunião possa se repetir a cada semestre pra gente elencar as dificuldades de cada seção sindical e chegar num ponto que beneficie todos nós trabalhadores da Codevasf”.

O evento foi bastante proveitoso, segundo o presidente da Seção Sindical Aracaju, Jorge Vidal, por proporcionar a reunião de dirigentes do SINPAF que fazem parte da Codevasf e promover importantes debates com convidados. “Aprendemos muito com as palestras tanto do companheiro da CUT, quanto do Jonas Paulo, que fez uma explanação excelente mostrando como está a situação da Codevasf atualmente. Ficou claro para nós que temos um grande desafio pela frente”, completa.

Também participaram o presidente nacional do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, os diretores da Diretoria Nacional Dione Melo, José Magalhães, Paulo Roberto e os presidentes das Seções Sindicais Codevasf: José Roberto Rodrigues (Sede); Pedro Melo (Penedo); e Celso Torres (Teresina).

Leia mais