Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Revitalização da Embrapa é tema das discussões da 20ª Plenária Regional Centro-Oeste

29 de março de 2016
Por: Rogério Rios

Durante a Plenária Regional Centro-Oeste, que começou nesta terça-feira (29/3), o presidente da Seção Sindical Embrapa Sede, Cláudio Kaminski, e demais representantes, André Pereira, Nicola Radica e Hermano Correia, compuseram mesa redonda que apresentou uma proposta para a revitalização da Embrapa, o que transforma a empresa em autarquia. A intenção é proteger a instituição contra as correntes de privatização e abertura para capital privado, como tem proposto, por exemplo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555, de 2015.

De acordo com os palestrantes, por ter um caráter social, gerando, transferindo e difundindo tecnologias de campo, a Embrapa é um agente imprescindível para a manutenção da segurança alimentar nacional. Com isso, o projeto da Embrapa Autarquia Especial busca instituir a empresa como empresa pública de direito público, dotada de autoridade pública, autonomia administrativa e de algumas liberdades administrativas.

Ainda segundo os representantes da Sede, o projeto vai proporcionar estabilidade plena no emprego, fim do assédio moral, base salarial compatível com as autarquias especiais (como Bacen, Fiocruz, entre outras), aposentadoria condigna com os mesmos reajustes do pessoal em atividade, permanência na folha de pagamento da Embrapa (inativos) e fim da aposentadoria pelo INSS que decresce no tempo (INPC).

Leia abaixo a íntegra da proposta:

Leia mais