Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Presidente do SINPAF Nacional participa de mesa de negociação da EMEPA

16 de março de 2016
Por: Rogério Rios

Na última quinta-feira (3/3), o presidente do SINPAF, Julio Guerra, participou da Mesa Redonda de Negociação Coletiva dos trabalhadores da Emepa, junto com o presidente da Seção Sindical (SS), Boanerges Josinery Alves Gomes, na Secretaria Regional do Trabalho (SRT), em João Pessoa (PB).

O motivo da reunião foi a tentativa de acordar a manutenção da data-base da categoria, assim como o reajuste salarial dos trabalhadores. Entretanto, a empresa não aceitou a negociação devido à Medida Provisória (MP 242), lançada pelo governo da Paraíba, Ricardo Coutinho, que congelou os salários e suspendeu as progressões e promoções dos servidores.

Na ocasião, o SINPAF manifestou a vontade de continuar o processo de negociação e aguarda o agendamento de nova rodada. Porém, mesmo sem a decisão sobre a medida, a Diretoria Nacional já formulou protesto judicial para garantir a data-base.

A MP deverá ser analisada pela Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19/3), às 9h.

 

Estação Experimental Pendência

Na oportunidade, o presidente do SINPAF também visitou, em companhia do presidente da SS Emepa, a Estação Experimental de Pendência da Emepa onde de se reuniu com os trabalhadores, ouviu suas reivindicações e conheceu a realidade das instalações da Unidade e sua importância para as pequenas propriedades da região.

“Há uma grande preocupação dos trabalhadores com a crise política e econômica que tem reduzido ano a ano a disponibilidade de recursos para a pesquisa e manutenção das estações experimentais”, constatou o presidente Julio Guerra.

Com a fusão administrativa da Emepa com a Intepa e a Emater, os trabalhadores têm demonstrado apreensão sobre o futuro das pesquisas da empresa.

Leia mais