Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Embrapa não avança no ACT 2022-2023 e trabalhadores preparam grande ato para a próxima rodada

30 de agosto de 2022
Por: Rogério Rios

A negociação coletiva com a Embrapa, nesta terça-feira (30/8), finalizou mais uma vez sem um índice para reajuste dos salários da categoria. Este atraso na proposta da empresa tem despertado a indignação da categoria que, sob a convocação da Diretoria Nacional do SINPAF, se manteve mobilizada ao longo do dia para decidir pela manutenção de assembleias permanentes.

O objetivo da assembleia permanente é manter as trabalhadoras e os trabalhadores organizados, com a realização de ações até o dia 23 de setembro, quando deverá ser realizado um grande ato das trabalhadoras e trabalhadores. Nesta data, às 8h, ficou marcada a próxima rodada de negociação de forma presencial, na sede da empresa.

NEGOCIAÇÃO

Na negociação de hoje, a Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF reafirmou a necessidade de reposição dos salários da categoria que, conforme estudo do Dieese, estão defasados em 25,8%, com base no INPC do período compreendido entre 2018 e abril de 2022.

Como a empresa não apresentou nenhuma proposta, a discussão seguiu com a análise das cláusulas que estavam suspensas pela Comissão da empresa: Cláusula 7.4 (Licença para adoção); Cláusula 8.15 (Perfil Profissionográfico Previdenciário – PPP); Cláusula 9.2 (Representação Sindical); Cláusula 9.3 (Direito à Assembleia: Parágrafo único); Cláusula 9.4 (Liberação para atividades sindicais ou sociais de relevância pública – Alíneas f e g); Cláusula 9.6 (Realização de Videoconferências); e Cláusula 10.5 (Rescisão de contrato por comum acordo);

O destaque ficou por conta do texto da proposta de reivindicação da categoria que trata do Perfil Profissionográfico Previdenciário (PPP). A Embrapa aceitou a inclusão da cláusula, que já constou em ACT passado, mas que foi suprimido em negociações anteriores. Porém, sugeriu outra redação sem o prazo de 15 dias para fornecimento do documento, que difere da proposta do Sindicato. O SINPAF suspendeu a proposta da empresa para análise.

ASSEMBLEIAS

As Seções Sindicais realizam, nestas terça e quarta-feira (30 e 31 de agosto), assembleias para deliberar sobre a transformação das assembleias gerais em permanentes e manter a categoria mobilizada para decisões a respeito as negociações do ACT Embrapa 2022-2023.

COMISSÃO NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO

Participaram da rodada de negociação de hoje, os seguintes membros da Comissão Nacional de Negociação: Marco Aurélio Feitosa, da Seção Sindical da Embrapa Algodão; Arnaldo Rodrigues, da Seção Sindical Embrapa Aracaju; Mirane Costa, da Seção Sindical Embrapa Sede; Odirlei Dalla Costa, da Seção Sindical Passo Fundo; Julio Bicca, da Seção Sindical Pelotas; Jasiel Nunes, da Seção Sindical Amazonas; Rita de Cássia Pompeu de Souza, da Seção Sindical Roraima; Neio Lúcio Ramos Silva, da Seção Sindical Gado de Leite; e Adriana Santos do Nascimento, da Seção Sindical Agrobiologia.

Também participaram pela Diretoria Nacional Nacional do SINPAF: a presidenta em exercício, Dione Melo; o Diretor de Formação Sindical, Jean Kleber Sousa Silva; o Diretor de Divulgação e Imprensa, Antonio Marcos Pereira; e assessoria Jurídica do SINPAF, representada pelo advogado Paulo Roberto Alves e a analista jurídica do Sindicato, Lilliane de O. Galvão Soares.

Clique aqui e leia a ata da 11ª rodada de negociação. 

Leia mais