Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Curso de formação sindical do SINPAF sobre negociação coletiva e direito de greve inicia hoje

14 de julho de 2016
Por: Rogério Rios

Iniciou na manhã desta quinta-feira (14/7), em Brasília, o curso de Formação Sindical com detalhes minuciosos sobre a condução do processo de negociação coletiva e o direito de greve.

Cerca de 25 líderes sindicais do SINPAF participam do evento representando as Seções Sindicais Amapá, Cenargen, Dourados, Embrapa Sede, Gado de Leite, Hortaliças, Pantanal, Rondônia e Sinop.

O presidente do SINPAF, Júlio Guerra, e o Diretor de Formação Sindical, Carlos Bernardi, abriram a programação e explicaram que a pasta de formação é a grande base de um sindicato. “Estamos vivenciando tempos em que questionam até mesmo a existência dos sindicatos”, diz Julio.

Para Bernardi, “é necessário reafirmar diariamente a luta pelos direitos dos trabalhadores. Só a partir do conhecimento de todos os caminhos é que vamos conseguir mobilizar a base 100 por cento”, enfatiza.

Durante os dois dias de formação (14 e 15), serão fornecidas informações importantes para serem utilizadas como ferramentas em negociações coletivas. Além disso, haverá um painel sobre a aplicação da Lei trabalhista no exercício do poder de representação da categoria, explica a palestrante Anna Carolina Tavares.

A diretora da Seção Sindical Amapá, Izete Barbosa, relata que no atual momento de crise política e financeira no Brasil é preciso conhecer ainda mais as possibilidades para amparar legalmente os trabalhadores. “Historicamente a Embrapa tenta retirar do Acordo Coletivo alguns benefícios que foram alcançados com muita luta do SINPAF. Não podemos recuar. Temos que nos mobilizar, mas dento da Lei”, ressalta Izete.

 

 

 

 

Leia mais