Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Assista à gravação da live do SINPAF com mastologista sobre câncer de mama

31 de outubro de 2022
Por: Camila Bordinha

Na live “Câncer de mama: a prevenção é sempre o melhor caminho”, realizada pela Diretoria de Saúde do Trabalhador do SINPAF, na manhã da sexta-feira (28), a ginecologista e mastologista, Cinthia Araújo, tratou não só sobre a prevenção e o tratamento da doença, mas também sobre a recuperação, tanto no estado físico quanto emocional da mulher. Ela alertou que o problema também pode acometer os homens, mesmo que em quantidade menor.

Cinthia Araújo apresentou os fatores de risco, os sintomas, as medidas de prevenção, a importância da mamografia para diagnóstico precoce, entre outras informações pertinentes quanto ao tratamento e reconstrução mamária. Ela disse que a falta de acolhimento à mulher está entre os fatores que contribuem para um diagnóstico do câncer de mama no estágio mais avançado e também explicou como deve ser a postura de um profissional ao comunicar quando o câncer é detectado.

“A gente precisa entender o contexto daquela mulher, da sua vida, o perfil dela, para fazer a melhor abordagem possível, com calma, com tranquilidade, tentando mostrar para ela que ter esse diagnóstico de câncer não é, necessariamente, uma sentença de morte, não é o fim. Descobrir que tem um câncer na verdade é o começo a uma luta, mas a gente precisa mostrar para essa mulher que existe esperança e tentar focar sempre na chance de ficar curada”, afirmou a mastologista.

Para assistir à gravação da live clique em:

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8kTM5kgxVq4

Facebook: https://www.facebook.com/events/1253410338536658

Leia mais