Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Anvisa abre consulta pública sobre agrotóxico 2,4-D

14 de junho de 2016
Por: Rogério Rios

 

Até o dia 17/6, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove uma consulta pública sobre o relatório para o uso do agrotóxico 2,4-D. O documento, apesar de afirmar que não encontrou nenhum problema no produto químico, indica a necessidade de avaliação sobre a contaminação na água, alimentos e em trabalhadores.

Para a produção do documento, a Anvisa utilizou-se de estudos financiados pelas empresas que fazem parte do agronegócio.

De acordo com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida (CPCAPV), as consequências do uso desse agrotóxico são “fartamente documentadas como alteração genética capaz de desencadear o câncer, alterações do sistema hormonal, má-formação fetal e toxicidade neurológica”.

A Campanha, portanto, orienta aos trabalhadores que participem da consulta e deixem registrada sua posição contrária ao relatório da Anvisa. Para isso, a CPCAPV produziu um roteiro para facilitar o preenchimento do questionário, caso o trabalhador ache necessário. Clique aqui e leia o roteiro. (http://www.contraosagrotoxicos.org/index.php/617-anvisa-proiba-o-uso-do-2-4-d-no-brasil)

O trabalhador também poderá acessar a consulta pública diretamente pelo endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=24439

Leia mais