Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

ACT 2016-2017: IPCA fecha em 9,28 por cento

11 de maio de 2016
Por: Rogério Rios

O acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como base de cálculo para as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria do SINPAF, fechou em 9,29 por cento no período que vai de 1º de maio de 2015 a 30 de abril de 2016.

Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice no mesmo período em 2015 acumulou em 8,17 por cento, ou seja, houve um aumento de 1,12 por cento em comparação ao último ano.

A proposta de reajuste salarial paras as negociações dos ACTs 2016-2017 encaminhadas pelo SINPAF para a empresas da base (Embrapa e Codevasf) prevê o IPCA do período (9,29 por cento) mais o PIB Agrícola de 2015, que fechou o ano em alta de 1,8 por cento. Com isso, a proposta de reajuste para negociação salarial será de 11,19 por cento.

Conjuntura Política

O movimento sindical no Brasil tem enfrentado grandes dificuldades nos últimos tempos, principalmente por conta da crise política pela qual passa o País. Nessa conjuntura, durante as negociações do ACT 2016/2017, a categoria poderá passar por um forte embate com as empresas da base, principalmente pela instabilidade política devido ao Impeachment da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o presidente do SINPAF, Julio Guerra, em 2014, mais de 500 categorias tiveram avanços, já em 2015, a maioria das categorias conseguiram manter apenas os direitos sem avanços significativos.

“Agora, estamos diante de uma crise política sem precedentes que paralisa qualquer processo de negociação”, disse o presidente.  Atualmente, muitas categorias estão saindo às ruas, não para exigirem mais direitos, mas sim para que paguem seus salários em dia. Mas o risco daqui para frente é de que as categorias sofram muito mais pela crise política. “Vamos enfrentar uma das negociações mais difíceis dos últimos anos, mas mesmo com a crise lutaremos por melhorias salariais e a garantia dos direitos dos trabalhadores”, enfatizou.

Dessa forma, a Diretoria Nacional do SINPAF ressalta a importância da união dos trabalhadores para afastar a sombra da crise e convoca toda a categoria para a mobilização, que deve começar desde já.

“Precisamos intensificar a mobilização dos trabalhadores”, sugeriu Julio, ainda, para que os trabalhadores da Embrapa e da Codevasf substituam as capas das suas redes sociais (Twitter e Facebook) em adesão à campanha. Baixe as artes clicando aqui

 

O IPCA

Produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA), mais conhecido como IPCA, é o indicador oficial do Governo Federal para aferição das metas inflacionárias.

Desde junho de 1999, é o índice utilizado pelo Banco Central do Brasil para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação, sendo considerado o índice oficial de inflação do país.

Divulgado mês a mês e acumulado por períodos, o IPCA mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais.

Leia mais