Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Terceira rodada de negociação do ACT Codevasf termina sem proposta da empresa

10 de julho de 2023
Por: Larissa Sarmento

A 3ª rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2024 entre as Comissões do SINPAF e da Codevasf, realizada nesta segunda-feira (10), terminou sem nenhuma nova proposta financeira da empresa e sem avanços nas cláusulas sociais. 

A Codevasf, de forma contrária ao que havia se comprometido na rodada anterior, informou não ter qualquer índice para ser apresentado à categoria, mantendo os 2,5% de reajuste (60% do IPCA do período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023), oferecidos na reunião passada. 

A empresa argumentou que  buscou melhorias no índice e nas diretrizes de  negociação junto a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), mas que por enquanto não há nada concreto para oferecer. 

Diante  da falta de avanço informada, o SINPAF pediu a suspensão da reunião e se propôs a continuar buscando apoio externo no intuito de obter a recomposição salarial com base na pauta de reivindicações entregue, desde fevereiro, para a empresa. 

As perdas salariais acumuladas pelos trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf somam 21,75%, de acordo com os cálculos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese).

O retorno da negociação ficou agendado para terça-feira (11), às 9h.

Leia mais