Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Foto dos dois representantes do Sinpaf com o deputado Rubens Otoni.

SINPAF busca apoio político para derrubar a terceirização na Embrapa

3 de abril de 2024
Por: Gisliene Hesse

No início da tarde de hoje, 3/4, o SINPAF realizou mais uma reunião para tratar do problema da terceirização na Embrapa. O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, e o presidente da Seção Sindical Goiânia, Waltterlenne Englen, conversaram com o Deputado Federal Rubens Otoni, do PT de Goiás.


Na reunião, os representantes externaram a preocupação com a terceirização dentro da Embrapa e que lutam para impedir que ela se instale nas unidades da empresa. Além disso, informaram que a proposta da terceirização é uma ação neoliberal e foge completamente do perfil de um governo progressista.

Saiba mais sobre a terceirização aqui


Os representantes também explicaram que foi autorizado um novo concurso para a Embrapa e que o certame abrirá poucas vagas para os Assistentes. Segundo eles, é necessário que se tenham mais vagas para o cargo de Assistentes para que não ocorra brecha para essa proposta de terceirização da Embrapa.


Durante o encontro, o SINPAF ainda lembrou que as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa são referência e que a empresa é um dos pilares da soberania alimentar no Brasil.


“Assim como as privatizações foram paradas por decisão política, a terceirização também pode ser parada por decisão política. Temos receio e lutaremos para que a terceirização não se instale na Embrapa”, afirmou Marcus Vinicius.


“Não podemos permitir que uma empresa que é referência aonde tem água, ar e alimento passe por uma terceirização. É inconcebível colocar a pesquisa agropecuária em risco”, completou Waltterlenne Englen.
O deputado Rubens Otoni disse estar aberto para ajudar o SINPAF na empreitada contra a terceirização. “No que depender de mim vou abrir portas. Teremos que traçar uma estratégia para chegar nas pessoas certas e fazer o diálogo com elas”, destacou Otoni.


Ao final, ficou combinado entre as partes que o sindicato buscará outros apoios políticos em diferentes regiões e que Rubens Otoni marcará um encontro estratégico com autoridade que possa ajudar o SINPAF nessa empreitada contra a terceirização.

Veja vídeo da reunião aqui

SINPAF denuncia terceirização na Embrapa para Presidência da República

Leia mais